O Centro de Apoio Operacional (CAO) às Promotorias de Defesa da Saúde do Ministério Público da Paraíba (MPPB) promoveu, nesta segunda-feira (6), em Campina Grande, uma audiência para discutir o acompanhamento de crianças acometidas de doenças crônicas que atualmente ocupam leitos do Hospital de Trauma Luís Gonzaga Fernandes.
As quatro crianças são dos municípios de Aroeiras, Soledade, Juazeirinho e Poço José de Moura. Na reunião, a coordenação da UTI pediátrica do hospital informou que há empresas especializadas em acompanhamento domiciliar (Home Care), mas que os custos dessa modalidade de internação giram em torno de R$ 15 mil mensais.
Em razão desses altos custos e da complexa logística para o atendimento, os representantes de Juazeirinho e de Poço José de Moura afirmaram que esses municípios não têm condição de bancar os tratamentos. Já o representante da Secretaria de Saúde da Paraíba alegou que já vem bancando as internações no hospital, mas que, mesmo assim, iria reavaliar a situação para ajudar na resolução do problema.
A audiência foi presidida pelo coordenador do CAO Saúde, promotor Raniere da Silva Dantas e contou com a participação das promotoras de Justiça Adriana Amorim de Lacerda (Promotoria da Saúde de Campina Grande) e Carolina Soares Honorato (Promotoria de Aroeiras).
Diante da complexidade da questão, o coordenador do CAO, promotor Raniere Dantas, recomendou a realização de estudos mais detalhados sobre a situação das crianças enfermas envolvidas neste contexto, inclusive, com a participação do Conselho Regional de Medicina (CRM), para que se encontre uma solução viável para essa problemática.
O coordenador do CAO da Saúde marcou uma nova reunião para o dia 17 de setembro vindouro, para tentar concluir as discussões sobre o assunto. Os representantes dos quatro municípios também deverão comparecer.
O Hospital de Trauma – criado para atender, prioritariamente, casos de urgência e emergência em traumatologia – vem disponibilizando quatro de seus 10 leitos da UTI pediátrica para crianças com enfermidades crônicas, que poderiam ser acompanhadas e tratadas em hospitais de seus municípios de origem ou em suas residências, desde que recebam adaptações para esta finalidade.
Redação com MP
Uma decisão do desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), manteve a…
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal)…
O público conheceu nesta segunda-feira (12) todos os participantes do “Big Brother Brasil 26”. Dentre…
A Paraíba terá 21,9 mil vagas no Sisu 2026, segundo dados do Ministério da Educação…
Um casal foi morto a tiros, no final da tarde desta segunda-feira (12), na rodovia…
Uma mulher, ainda não identificada, foi encontrada morta, na manhã desta terça-feira (12), na praia…