Inscreva-se para receber notificações
Categories: CulturaDestaque

Município de Lagoa Seca entra para o Mapa do Turismo Brasileiro

Os lugares de natureza exuberante, espaços de forte gastronomia regional e recônditos de pura conexão com o divino levaram Lagoa Seca a ser incluída no Mapa do Turismo Brasileiro em 2022.

Na prática, isso possibilitará Lagoa Seca participar da política nacional de turismo, beneficiando-se das ações do Ministério do Turismo e pleiteando recursos junto ao órgão. Além de atuar em outras modalidades, como o artesanato, a gestão decidiu ampliar as potencialidades do turismo local.

“Cadastramos Lagoa Seca e agora fazemos parte da região de Turismo da Serra da Borborema. Já estamos no site do Ministério do Turismo. Todo mundo sabe que nós existimos e que podemos fazer planos e projetos, dando visibilidade a nossa terra tão querida”, explicou a diretora do Departamento de Cultura, instância localizada na Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte.

O certificado que validou a Terra do Artesanato no Mapa do Turismo Brasileiro foi emitido na última sexta-feira (27). A conquista chega após um período longo atendendo a diferentes requisitos, critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo governo, dentre eles, possuir um órgão responsável pelo setor turístico, neste caso o Conselho Municipal de Turismo – criado em outubro do ano passado.

“Nosso governo tem trabalhado muito para dar a Lagoa Seca o status e espaço no turismo brasileiro que ela merece. Ainda temos muito a percorrer, mas agora, com essa integração de nossa cidade no Mapa, estamos mais próximos de obter meios para investir ainda mais no turismo daqui”, destacou a prefeita Dalva Lucena.

O que faz Lagoa Seca ser uma cidade turística?

• Turismo Natural e Rural – Entre os destaques estão a Cachoeira do Pinga, no limite com o municípío de Matinhas, e um sítio arqueológico com pinturas rupestres, na comunidade Amaragi.

• Turismo Religioso – Os eventos religiosos destacam-se como uma importante manifestação cultural e turística. A Gruta Virgem dos Pobres está situada às margens da BR-104, para onde convergem, em romaria, inúmeros fiéis nos domingos e dias santificados. O Convento Ipuarana e o Centro Marista de Eventos também servem de ambiente para encontros institucionais e de lazer.

• Turismo Gastronômico – Atualmente, Lagoa Seca coleciona um leque de restaurantes espalhados (especialmente na zona rural) da cidade, oferecendo ao turista um cardápio regional e contato propício com a natureza.

Redação com Assessoria

Redação

Recent Posts

Trump publica imagem em que diz ser ‘presidente interino da Venezuela’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou neste domingo (11) uma montagem que lembra…

9 segundos ago

Ex-prefeito de Santana dos Garrotes e lideranças garantem apoio a Murilo Galdino

O deputado federal Murilo Galdino (Republicanos) recebeu, neste domingo, mais uma importante adesão ao seu…

12 minutos ago

Milhares de peixes aparecem mortos no Açude Velho, em Campina Grande

Milhares de peixe mortos apareceram, nesse fim de semana, no Açude Velho, em Campina Grande,…

37 minutos ago

Sine oferta mais de 300 vagas de emprego em nove municípios da Paraíba nesta semana

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) irá ofertar 313 vagas de emprego a…

44 minutos ago

Inscrições para o concurso da prefeitura de Cuité, PB, começam nesta segunda-feira (12)

As inscrições para o concurso da prefeitura de Cuité, no Curimatáu da Paraíba, começam nesta…

3 horas ago

Concurso da prefeitura de Nova Floresta, PB, tem inscrições abertas nesta segunda-feira (12)

As inscrições para o concurso da Prefeitura de Nova Floresta, no Curimataú da Paraíba, começam…

4 horas ago