Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Municípios com risco de surto de dengue vão utilizar carros fumacê para combater Aedes aegypti, na Paraíba

Os municípios paraibanos tiveram o Dia D de combate a dengue no último sábado (2), com o objetivo de conscientizar e orientar a população.

Publicado: 04/03/2024

FOTO: REPRODUÇÃO

Três municípios com risco de surto de dengue, na Paraíba, vão utilizar carros fumacê para combater o mosquito Aedes aegypti. Entram na lista João Pessoa, Campina Grande e Conde. O fumacê percorrerá alguns bairros dessas cidades a partir de hoje (4) até sexta-feira (8).

Em João Pessoa, os bairros onde os carros fumacê atuarão serão o Cristo e o Varjão. Já em Campina Grande, essa intensificação do combate a dengue será feita nos bairros Santa Rosa, Quarenta e Jardim Quarenta. Para o Conde, o fumacê irá percorrer o Nossa Senhora da Conceição.

Municípios tiveram Dia D de combate a dengue

Os municípios paraibanos tiveram o Dia D de combate a dengue no último sábado (2), com o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre os riscos das arboviroses, além de fazer busca ativa de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Desde o final de 2023, a Paraíba vem mantendo o diálogo com os municípios e realizando capacitações com as equipes a respeito da intensificação da prevenção de focos do mosquito e a respeito do manejo clínico dos pacientes. As Redes Estadual e Municipal estão abastecidas de medicamentos para combater os sintomas, visto que não há um medicamento específico para o agravo, além de soro para a hidratação de pacientes mais graves.

Além disso, foi disponibilizado o sistema de Telessaúde para orientar os profissionais de saúde, em especial os que estão na Atenção Primária ou UPA, e do Alô Saúde Dengue – 0800 281 6591 – para tirar dúvidas da população; a abertura da Sala de Situação das Arboviroses, para monitorar e supervisionar a implementação das ações de mobilização e combate ao mosquito transmissor da dengue, distribuição das primeiras doses da vacina Qdenga.

Com Nice Almeida

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS