Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Murilo Galdino comemora nova idade com balanço do mandato na Câmara Federal

Publicado: 02/07/2023

Murilo Galdino (assessoria)

Há um ano, o deputado federal Murilo Galdino (Republicanos-PB), lançava sua pré-candidatura e decorridos menos de quatro meses de mandato, já se destaca pela produtiva atuação Câmara Federal. Eleito com 112.89 votos em 222 dos 223 municípios paraibanos, Murilo tem 91 propostas legislativas apresentada e 60 votações nominais, além de vários discursos em plenários, relatorias e de integrar mais de 30 frentes parlamentares.

São ações voltadas à causa municipalista que defende com firmeza no congresso a defesa da valorização de categorias profissionais e defesa dos direitos das pessoas mais vulneráveis socialmente.

Durante a Marcha dos Prefeitos deste ano, ele manteve permanentemente o gabinete aberto para receber os prefeitos paraibanos e fez pronunciamento contundente em defesa de um Pacto Federativo mais justo.

Ainda na esteira municipalista luta pela resolução de pleitos históricos dos municípios, um deles referente a Adutora do Pajeú, para o qual conseguiu audiência com ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha e pediu prioridade em sua para conclusão.

Murilo comemorou a aprovação do Projeto de Lei Complementar 139/22 do ex-deputado federal e atual senador Efraim Filho (União-PB), que prevê período de transição de 10 anos para a vigência de novos parâmetros de distribuição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), evitando o impacto imediato da queda da receita de municípios em função da diminuição dos habitantes pelo censo do IBGE.*

Presente nas reuniões e prudente com os gastos, Murilo ocupa O apartamento funcional e utiliza de forma responsável a cota parlamentar e verba de gabinete.

Quando iniciou a jornada rumo à Câmara Federal há um ano durante a festa de aniversário, Murilo contou com a presença de representantes de mais de 100 cidades paraibanas e disse que saberia retribuir a confiança, “trabalhando por saúde, educação e geração de emprego e renda”. E atualmente, estes vêm exatamente os os principais focos de seus projetos e atenção na Câmara Federal.

Entre os projetos apresentados estão o que propõe a inclusão de gastos com atividades físicas na dedução do Imposto de Renda e o PL que exige assinatura física em operação de crédito para idosos através da internet ou por telefone, este último bastante elogiado e repercutido pela mídia.

Murilo também protocolou PL que torna o uniforme escolar uma despesa de manutenção e desenvolvimento do ensino, entre outros e apresentou emenda à MP do programa Minha Casa, Minha Vida, inserindo pessoas e famílias que tenham pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), aprovada recentemente. Ele também foi atendido no pleito do aditivo do Programa de Aquisição de Alimentos – Leite, que havia solicitado em pronunciamento na Câmara, para o qual solicitou agilidade.

Na tribuna e nas votações seus posicionamentos têm sido voltados às principais reivindicações sociais, na defesa do pagamento do Piso da Enfermagem, através da viabilização de condições para o seu cumprimento junto aos municípios e no apoio aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, sendo o único parlamentar paraibano a participar da Frente Parlamentar em Defesa dos ACS e de ACE, entre outros.

Murilo é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e da Comissão Especial para Estudo das Iniciativas para a Transição Energética, da Comissão Especial das Obras Inacabadas, e suplente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Comissão de Finanças e Tributação e da Comissão de Turismo.

Casado com Rossana Freire e pai de Antônio, Pedro e Marina, Murilo nasceu em Pocinhos e estudou em Campina Grande, onde foi eleito vereador em 2012. Conhecido pela habilidade de articulação, sempre se destacou na coordenação da campanha do irmão, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino.

Como secretário de Estado da Articulação Política, Murilo percorreu a Paraíba, conhecendo os pontos fortes e fracos de cada região, onde mais tarde voltou a visitar para rever amigos e construir apoios.

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS