Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Murilo visita local onde será instalado maior radiotelescópio da América Latina, no município de Aguiar

No Sítio Lancha estão sendo construídas as bases para a instalação do equipamento que será o maior radiotelescópio da América Latina.

Publicado: 08/12/2023

Foto: Reprodução/Assessoria

O deputado federal Murilo Galdino (Republicanos-PB) participou nesta sexta-feira (8) de uma visita ao local onde será instalado o radiotelescópio brasileiro Bingo, na zona rural de Aguiar, no Alto Sertão paraibano. No Sítio Lancha estão sendo construídas as bases para a instalação do equipamento que será o maior radiotelescópio da América Latina.

Ao lado do prefeito Manoel Batista Guedes Filho, Tintin, do deputado estadual, Branco Mendes, e lideranças da região, Murilo ressaltou a importância da construção do radiotelescópio, que tornará a região referência na ciência e tecnologia. “Estamos aqui em Aguiar conhecendo o local que abrigará este importante equipamento, com a construção de usina solar, centro de estudos, heliponto e o radiotelescópio que canalizará estudos, turismo e desenvolvimento para a região. Trata-se de um projeto único no Brasil que encontra em Aguiar uma localização favorável às observações científicas”.

O radiotelescópio brasileiro Bingo tem o objetivo de captar imagens e contribuir para pesquisas sobre o espaço, permitindo a observação de locais mais afastados do universo, conhecidas como energia escura.

De acordo com os resultados obtidos através do equipamento será possível trazer fontes mais complexas de energia limpa e prevenção de asteroides, além de conseguir uma compreensão mais sofisticada do universo.

Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo