Nilda Gondim destaca apoio de Rodrigo Pacheco aos municípios e à bancada feminina no Senado

A senadora destacou, nesta segunda-feira (13), a importância do apoio declarado pelo presidente da República, em exercício, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao fortalecimento dos municípios brasileiros

Publicado: 13/06/2022

Foto: Assessoria

A senadora Nilda Gondim (MDB-PB) destacou, nesta segunda-feira (13), a importância do apoio declarado pelo presidente da República, em exercício, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao fortalecimento dos municípios brasileiros. O senador mineiro esteve em João Pessoa na sexta-feira (10), onde participou do 2º Encontro do Conselho Nacional do Poder Legislativo Municipal das Capitais (Conalec) e do 1º Encontro Paraibano das Câmaras Municipais, realizados no Centro Cultural Ariano Suassuna, na sede do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), no bairro de Jaguaribe.

Acompanhado do presidente em exercício do Congresso Nacional, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), das senadoras Nilda Gondim (MDB-PB) e Daniela Ribeiro (PSDB-PB), além do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), Rodrigo Pacheco ressaltou a importância do papel de prefeitos e vereadores na aprovação de leis federais e nas mudanças constitucionais que ao longo dos anos passaram a favorecer o municipalismo, antes sacrificado pelo pacto federativo. “A causa do municipalismo, dos últimos tempos para cá, ganhou muito corpo. Lembro que, quando concebida a Constituição da República, havia uma absoluta distorção na regra do pacto federativo, que sacrificava sobremaneira os municípios” papel dos prefeitos e vereadores nessa lógica de mudança aos poucos foi realmente muito importante”, enfatizou.

O encontro de João Pessoa tratou de temas como a modernização do Legislativo, sua comunicação, sua transparência e sua municipalização. Ao falar do municipalismo, Pacheco reconheceu que os vereadores e os prefeitos são os políticos mais próximos à população, e que por muitos anos tiveram de enfrentar a difícil realidade de ir a Brasília, “com pires nas mãos”, para angariar recursos para suas cidades. “Contudo, prefeitos e vereadores têm conseguido mudar essa situação”, comentou.

Comenda Jurista Vital do Rêgo – A senadora Nilda Gondim (MDB-PB) participou, juntamente com Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), de homenagem da Ordem dos Advogados do Brasil de Campina Grande, que lhe entregou a comenda Jurista Vital do Rego, instituída pela OAB.

Durante a cerimônia, o presidente da República, em exercício, Rodrigo Pacheco disse que, apesar de não ter conhecido o jurista Vital do Rego, o conhecia pelo trabalho e atuação exemplar dos seus filhos em Brasília: o ministro Vital do Rêgo Filho, do Tribunal de Contas da União (TCU), e o senador Veneziano Vital do Rêgo, vice-presidente do Senado, com quem Pacheco compartilha o cargo com frequência. Sobre a senadora Nilda Gondim, Rodrigo Pacheco descreveu como uma luz naquela Casa Legislativa. “A senadora Nilda iluminou o Plenário do Senado pelo seu jeito, atuação e assiduidade”, afirmou.

No Parque do Povo – Em discurso na pirâmide do Parque do Povo, durante visita do presidente da República, em exercício, Rodrigo Pacheco, a senadora Nilda Gondim (MDB-PB) ressaltou a liderança de destaque no cenário nacional e a atuação do senador na presidência do Congresso Nacional. “Campina Grande está em festa pela presença de Rodrigo Pacheco, hoje na qualidade também de presidente da República. Temos muito a agradecer-lhe pelo seu trabalho e pela forma como vem se conduzindo no comando do Senado Federal, especialmente pela iniciativa de ampliar o direito de mais espaço, vez e voz às mulheres que integram a Bancada Feminina, da qual me orgulho de fazer parte”, comentou a senadora.

Nilda Gondim acrescentou que as mulheres senadoras têm hoje prioridade nas sessões plenárias com o mesmo status das demais lideranças partidárias representadas no Senado. “Foi uma reivindicação da Bancada Feminina prontamente acolhida e rigorosamente atendida pelo nosso presidente Rodrigo Pacheco”, observou.

Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS