Alimentação correta diminui efeitos da menopausa, afirma especialista

Na perspectiva de assegurar um cardápio saudável, a nutricionista Iraci Sabino dá dicas de alimentos que auxiliem no combate aos efeitos da menopausa.

16 de maio de 2019   

A menopausa, processo biológico natural do organismo das mulheres, pode apresentar diversos efeitos no cotidiano. Suor noturno, calor, insônia, irritação, cansaço e diminuição da atenção e memória são alguns dos incômodos dessa fase na qual a mulher deixa de produzir hormônios, entre os 45 e 55 anos.

Para reduzir os sintomas, existe uma aliada natural: a alimentação. Os grãos, os cereais integrais, as frutas e as hortaliças são excelentes fontes de nutrientes que podem auxiliar no tratamento. A orientação é da nutricionista do Hapvida em Campina Grande, Iraci Sabino.

“Os alimentos são importantes aliados para diminuir os efeitos da menopausa, principalmente os grãos, os cereais integrais e as hortaliças, além de atividade física. A mulher desde os trinta e cinco anos de idade deve ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, dormir bem e evitar o tabaco e consumo de bebidas alcoólicas”, ressalta a nutricionista.

Cardápio saudável

Na perspectiva de assegurar um cardápio saudável, a nutricionista Iraci Sabino dá dicas de alimentos que auxiliem no combate aos efeitos da menopausa. Veja abaixo:

  • Sementes oleaginosas e óleos vegetais
  • Cereais integrais, ovos e grãos
  • Frutas cítricas
  • Vegetais verdes escuros
  • Beterraba e sementes oleaginosas
    -Vegetais verdes, leite e derivados
  • Castanha do Pará
  • Linhaça e peixes de água fria
  • Aves e carne bovina
  • Frutos do mar

Redação com Ascom