Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Câmara de CG deverá instalar Frente Parlamentar do Transplante de Órgãos

Publicado: 17/10/2019

O vereador Alexandre Pereira apresentou um Projeto de Resolução na Câmara Municipal de Campina Grande instituindo a instalação permanente da Frente Parlamentar do Transplante de Órgãos. A matéria ainda será apreciada pelo plenário da Casa de Félix Araújo, onde também será realizada, a pedido de Alexandre, uma audiência pública para tratar sobre a política de transplantes na Paraíba.

Conforme a propositura, a frente terá como funções promover o debate sobre as políticas públicas de doações, o estímulo à doação, o apoio a iniciativas de instituições públicas e quaisquer ações que atendam a esse propósito. O grupo de trabalho será composto de três a cinco vereadores, escolhidos entre aqueles que manifestarem a intenção de compô-lo.

Na justificativa do projeto, Alexandre destacou que dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos divulgados no ano passado apontavam que mais de 32 mil pacientes em todo o país aguardavam por um transplante, a absoluta maioria dos casos, quase 22 mil, de pessoas aguardando por um rim.

“A espera por um transplante configura uma fila de vida e de morte. A angústia dos que esperam se agrava à medida que a enfermidade que assola o corpo avança de maneira mais célere que a referida fila. Enquanto isso, órgãos que poderiam salvar vidas se perdem indo para o túmulo e arrastando consigo sonhos, esperanças e oportunidades de viver”, disse o vereador.

“É com o propósito de engajar o legislativo municipal em um conjunto de esforços que venho apresentar o Projeto de Resolução em tela. Por entender que esta Casa pode e deve envolver-se de maneira mais direta e prática nessa luta que, em verdade, representa uma verdadeira batalha pela vida”, concluiu Alexandre Pereira.

Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS