Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Candidatos têm até meia-noite para realizar comícios

Publicado: 12/11/2020

Serão quase 3 milhões de pessoas responsáveis por definir através do voto, os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que as representarão pelos próximos quatro anos, em cada um dos 223 municípios do Estado. (Foto: reprodução)

Perto do final da campanha eleitoral, hoje (12) é o último dia para os partidos e candidatos realizarem comícios ou reuniões públicas, inclusive da propaganda eleitoral. As eleições municipais ocorrem no próximo domingo (15), em todo Brasil. Nesta data também vence o prazo para a veiculação de propaganda política, com exceção da propaganda eleitoral por alto-falantes ou amplificadores de som, que está permitida entre as 8h e as 22h do próximo sábado (14), dia antecedente à votação do primeiro turno. 

De acordo com informações obtidas pelo ClickPB, em entrevista com o Juiz Eleitoral Dr. Euler Jansem, a partir das 22h do sábado (14), estão proibidas a distribuição de material gráfico, as caminhadas, carreatas ou passeatas, acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio.

Esta quinta-feira também é o último dia para a realização de debate na rádio e na televisão, admitida sua extensão até as 7h de sexta-feira (13). Os eleitores acompanham as propagandas eleitorais no rádio e na televisão desde o dia 9 de outubro.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Paraíba tem 2.966.759 pessoas aptas ao pleito do próximo domingo (15), o equivalente a 2,01% do eleitorado nacional.  No total serão 1.567.772 paraibanas que poderão escolher os representantes dos poderes executivo e legislativo municipais. O número representa mais da metade do total de eleitores aptos (52,84%), com acréscimo de 43.629 novas eleitoras aptas quando comparado às Eleições Municipais de 2016. Já o número de homens aptos, chegou aos 1.398.987, correspondente à 47,16% do número total, Um acréscimo de 33.456 novos títulos eleitorais aptos em relação ao pleito de outubro de 2016. 

Comparando com as Eleições de 2016, quando 2.889.731 eleitores estiveram aptos a votar na Paraíba, o Estado obteve um crescimento de 2,67% (77.028) no eleitorado, que é composto em sua maioria por mulheres.

Em decorrência da pandemia de Covid-19, o horário de votação foi estendido e será realizado das 7h às 17h (horário local). Também em virtude da pandemia, o uso de máscaras é obrigatório. Sem ela, o eleitor não poderá votar. Os eleitores devem seguir os protocolos de segurança que exige o distanciamento mínimo de 1 metro e a proibição de comidas na fila de espera para evitar que as pessoas tirem a máscara.

No dia da votação, a legislação eleitoral proíbe a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos com aglomeração de pessoas vestindo roupas de campanha ou distribuindo santinhos, o uso de alto-falantes, amplificadores de som, comícios, carreatas e qualquer veículo com jingles, boca de urna, o derrame de santinhos e outros impressos e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdo na internet. 

ClickPB

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS