
A ex-prefeita de Matinhas, Fátima Silva (PSD) deverá enfrentar ações na justiça por entregar uma escola municipal com a estrutura física comprometida e impossibilitar o uso do prédio pela administração do atual prefeito Benedito (Cidadania), essa garantia é do atual Procurador do Município, Dr. Tardelly Lima Pereira.
A obra que durou cerca de sete anos para ser finalizada foi orçada inicialmente em R$ 1.293.132.06 (um milhão duzentos e noventa e três mil e cento e trinta e dois reais e seis centavos), em parceria com o governo do estado da Paraíba, através do Pacto pelo Desenvolvimento Social. Esse valor ultrapassou o montante de 1,3 mi como mostra os relatórios técnicos apresentados pela atual administração.

Nesta sexta-feira (30) secretários municipais e vereadores de Matinhas estiveram fazendo uma vistoria no prédio e foi constatada a impossibilidade da secretaria de educação usar o espaço para aulas ou outras atividades, uma vez que as estruturas elétricas e hidráulicas estão visivelmente comprometidas. Os relatórios preliminares (ano de 2017) do governo estadual já confidenciavam que o sistema construtivo apresentava fissuras, pilares com concreto de baixo desempenho e vigas com flambagem excessivas.
A gestão da ex-prefeita Fátima foi comunicada através de ofício sobre a existência de pendências na tomada de contas especial do convênio n° 0368/2013. A câmara da cidade também foi comunicada e a secretaria de estado da educação não recebeu retorno, mesmo valores sendo repassados.

O atual procurador do município enfatiza que existem irregularidades apontadas através de laudos emitidos pelo governo do estado da Paraíba. Dr. Tardelly Lima Pereira disse que no andamento da obra já foi constatada as irregularidades e, que atualmente (2021), também foi evidenciado, através de laudos técnicos, deformidades na construção da escola.
O advogado garante que a atual administração de Matinhas moveu uma ação por improbidade administrativa para que a ex-gestora e as construtoras possam responder por eventuais danos ao erário público.
O procurador também frisou que infelizmente será necessária a realização de novas obras, para que a escola de fato fique pronta para o uso da população. “Essa escola foi inaugurada em novembro do ano passado, depois de mais de sete anos de execução, e já com essas irregularidades que trazem risco para as crianças e outros profissionais que vão trabalhar naquele local. Quase meio milhão deverá ser investido”, esclareceu.

O secretário de educação de Matinhas, Carlos Daniel Fonseca do Nascimento (Foto) também participou da sabatina realizada pela Câmara da cidade. Ele confirmou os problemas enfrentados e garante que a gestão municipal fará o possível para solucionar os problemas que, ainda de acordo com ele, se estendem a outras escolas municipais.
OUTRO DEBATE NA SESSÃO DE HOJE:

Dentro da pauta da educação os secretários de administração e educação foram indagados sobre gratificações que professores recebiam desde 2013. A secretária de administração, Jéssica Bezerra da Silva informou que essas gratificações foram suspensas pela atual gestão em virtude de não estarem de acordo com a lei aprovada pela Câmara. De acordo com ela, o texto da lei diz que essa gratificação é destinada ao profissional uma única vez.
“Não é continuada. É uma única vez com a comprovação de um curso, por exemplo, de especialização. Os professores de Matinhas já são inclusos no PCCR (planos de cargos, carreiras e remuneração dos servidores públicos) que vêm as especializações; os mestrados e doutorados. Então, essa gratificação é à parte do plano de cargo e carreira. Tenho certeza que isso será revisto e analisado pelo atual prefeito, que verá uma forma legal de regularizar essa situação”, esclareceu.
VEJA FOTOS EXCLUSIVAS DO PORTAL SE LIGA PB:



Fonte: SE LIGA PB
Leia mais:
- Prefeito e vice de Montadas divulgam nota após decisão da Justiça Eleitoral sobre quebra de sigilospor Redação Se Liga PBMontadas (PB), 4 de julho de 2025 — O prefeito de Montadas, José Romero Martins, e a vice-prefeita Edvânia Porto divulgaram, nesta quinta-feira (3), uma nota oficial de esclarecimento em resposta à decisão da Justiça Eleitoral que determinou a quebra dos sigilos bancário e telefônico de ambos e de outros cinco nomes ligados à gestão.… Leia mais: Prefeito e vice de Montadas divulgam nota após decisão da Justiça Eleitoral sobre quebra de sigilos
- Fluminense vence Al-Hilal, vai às semis e está entre os quatro melhores na Copa do Mundo de Clubespor Redação Se Liga PBO Fluminense venceu o Al-Hilal por 2 a 1, nesta sexta-feira, e avançou para a semifinal da Copa do Mundo de Clubes. O Tricolor abriu o placar com Martinelli, aos 39 minutos do primeiro tempo. Logo no início da etapa final, aos 5, Marcos Leonardo empatou para o time saudita. Aos 24, Hérculos viveu mais… Leia mais: Fluminense vence Al-Hilal, vai às semis e está entre os quatro melhores na Copa do Mundo de Clubes
- Estudante é investigado por se passar por veterinário e causar morte de cães no Sertão da Paraíbapor Redação Se Liga PBUm estudante que atuava como médico-veterinário, mesmo sem ter formação ou registro profissional, está sendo investigado após a morte de dois cães durante procedimentos cirúrgicos em São Bento, no Sertão da Paraíba. Uma ação da Polícia Civil, nesta sexta-feira (4), apreendeu medicamentos e produtos veterinários que ele comercializava. Uma médica-veterinária, responsável técnica por uma farmácia ligada… Leia mais: Estudante é investigado por se passar por veterinário e causar morte de cães no Sertão da Paraíba
- Nova lei aumenta penas para crimes contra idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiênciapor Redação Se Liga PBO presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou uma lei que aumenta as penas para crimes cometidos contra idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. A mudança foi publicada na edição desta sexta-feira (4) do Diário Oficial da União. Com ela, os crimes de abandono de incapaz e maus-tratos passam a ter punições mais… Leia mais: Nova lei aumenta penas para crimes contra idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência
- Suspeito de estuprar criança com paralisia cerebral é preso em João Pessoapor Redação Se Liga PBA Polícia Civil prende um homem de 55 anos, suspeito de estuprar uma criança com paralisia cerebral, nessa quinta-feira (3), no bairro Miramar, em João Pessoa. O suspeito estava foragido desde 2023. Conforme a corporação a vítima tinha 11 anos quando o crime aconteceu na cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana da capital. O… Leia mais: Suspeito de estuprar criança com paralisia cerebral é preso em João Pessoa