Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

IFPB divulga editais de seleção para 3565 vagas em 20 campi

Publicado: 14/09/2018

(Foto: Walla Santos)

A Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) divulgou o edital do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT 2019.1) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). São quatro editais diferentes, mas para todos os cursos as inscrições são gratuitas. As inscrições serão realizadas online, no período de 17 de setembro a 19 de outubro.

O IFPB está ofertando 3.565 vagas em 20 campi, do litoral ao sertão. São oportunidades para cursar o Ensino Médio Integrado ao Técnico (para quem já concluiu o nível fundamental) e o Ensino Técnico Subsequente (para quem já terminou o nível médio).

Os cursos ofertados são Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros, Multimídia, Edificações, Serviços Jurídicos, Eletromecânica, Informática, Sistemas de Energia Renovável, Contabilidade, Automação Industrial, Controle Ambiental, Eletrônica, Eletrotécnica, Instrumento Musical, Mecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Segurança do Trabalho, Geologia, Agroindústria, Agropecuária, Serviços de Restaurante e Bar, Transações Imobiliárias, Guia de Turismo, Transporte Aquaviário, Mineração, Equipamentos Biomédicos, Secretariado, Cuidados de Idosos, Petróleo e Gás, Química.

Para os Cursos Técnicos Integrados ao Médio, a seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa ou Português, Matemática, História e Geografia ou disciplinas equivalentes. As notas devem ser do 8º ano ou equivalente.

A seleção para os Cursos Técnicos Subsequentes é com as notas de Língua Portuguesa e Matemática, do 1º e 2º ano do Ensino Médio ou equivalente. Além do histórico escolar, a análise pode ser feita por meio do desempenho no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Somente serão válidas as edições após 2009.

No PSCT, metade das vagas é reservada para quem estudou o Ensino Fundamental na rede pública. Há ainda cotas para quem tem renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, para pessoas negras, pardas e indígenas, e pessoas com deficiência. Em Sousa, há cotas para assentados da reforma agrária.

Confira os editais de 2019.1 nesse link: https://estudante.ifpb.edu.br/processoseletivo/processo/1/

A seleção tem participação dos campi Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita, Sousa, Areia, Campina Grande, João Pessoa/Mangabeira, Santa Luzia e Soledade.

A lista preliminar de candidatos inscritos deve ser publicada em 29 de outubro. O resultado preliminar deve ser divulgado em 30 de novembro. Em 07 de dezembro, a Compec prevê divulgar o resultado final.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS