
Pelo menos 82 pessoas morreram e 110 ficaram feridas no domingo (25) antes do amanhecer em um incêndio em um hospital para pacientes com covid-19 em Bagdá, um drama que provocou a ira dos iraquianos e pede a renúncia dos responsáveis.
O incidente foi causado por cilindros de oxigênio “armazenados sem respeitar as condições de segurança” no hospital Ibn al-Khatib em Bagdá, disseram fontes médicas à AFP.
“O Ministério do Interior anuncia a morte de 82 pessoas e 110 feridos no incêndio acidental” do hospital, disse ele em um comunicado divulgado pela mídia estatal.
Muitas vítimas estavam sob ventilação quando os cilindros de oxigênio explodiram, causando um incêndio que se espalhou rapidamente, de acordo com médicos e bombeiros.
Um primeiro balanço, de fontes médicas, relatou 23 mortes e, posteriormente, um segundo, com uma fonte oficial, aumentou para 53 mortes.
Essa tragédia gerou uma onda de raiva entre os iraquianos, depois que fontes médicas a atribuíram à negligência, muitas vezes ligada à corrupção endêmica que assola o país. “Renúncia do Ministro da Saúde” liderou as palavras-chave no Twitter no Iraque.
Esta é mais uma desgraça em um país de 40 milhões de pessoas cujo sistema de saúde nunca se recuperou de quatro décadas de guerra.
O primeiro-ministro Mustafa Al Kazimi anunciou três dias de luto nacional e a abertura de “uma investigação imediata”, cujos resultados ele deseja “em 24 horas”.
O primeiro-ministro suspendeu de suas funções o chefe da saúde do setor oriental de Bagdá, o diretor do hospital e os chefes de segurança e manutenção técnica. Eles estão sendo interrogados e ninguém, disse ele, poderá ser libertado “até que os culpados sejam julgados”.
Por R7.com
LEIA MAIS:
- Paraíba registra mais de 4 mil pedidos de medidas protetivas em apenas seis mesespor Redação Se Liga PBA Paraíba registrou a concessão de 4.172 medidas protetivas entre janeiro e 16 de junho de 2025, com 3.132 medidas ativas em todo o Estado. De acordo com o Ministério Público do Estado (MPPB/PB), a proteção às mulheres em situação de violência doméstica na Paraíba ganha novos contornos com a recente inovação trazida pela Lei… Leia mais: Paraíba registra mais de 4 mil pedidos de medidas protetivas em apenas seis meses
- Veja os 10 municípios da Paraíba que mais gastaram com festas juninas em 2025, segundo o TCEpor Redação Se Liga PBOs festejos juninos de 2025 movimentaram mais de R$ 124,8 milhões nos cofres públicos dos 223 municípios paraibanos, segundo levantamento divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Os dados englobam despesas com atrações musicais, estruturas de palco, serviços logísticos e demais custos operacionais relacionados às festas de São João promovidas durante o… Leia mais: Veja os 10 municípios da Paraíba que mais gastaram com festas juninas em 2025, segundo o TCE
- Mirante e trilha na Praia do Sossego recebem placa em homenagem a Juliana Marinspor Redação Se Liga PBNesta terça-feira (8), a prefeitura de Niterói inaugurou uma placa que nomeia o mirante e a trilha na Praia do Sossego, em Camboinhas, em homenagem a Juliana Marins. A jovem, de 26 anos, perdeu a vida em um acidente na Indonésia no dia 21 de junho. Durante uma trilha no Monte Rinjani, na ilha de… Leia mais: Mirante e trilha na Praia do Sossego recebem placa em homenagem a Juliana Marins
- Nova tarifa social zera conta de luz de 15% dos clientes inscritos como baixa renda na Paraíba, diz Energisapor Redação Se Liga PBEm entrevista nesta terça-feira (8), o Gerente de Serviços Comerciais na Energisa, Danilo Lelis, explicou que até 15% dos consumidores da Paraíba estão recebendo a tarifa totalmente zerada da conta de luz. A novidade é resultado da nova tarifa social de energia elétrica que vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba. A gratuidade é destinada… Leia mais: Nova tarifa social zera conta de luz de 15% dos clientes inscritos como baixa renda na Paraíba, diz Energisa
- MP Eleitoral solicita suspensão dos direitos políticos de Nikolas Ferreira por ataques a Fuad Noman durante a campanha de 2024por Redação Se Liga PBO Ministério Público Eleitoral de Minas Gerais acionou a Justiça Eleitoral pedindo a suspensão dos direitos políticos do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e de outros aliados do bolsonarista por ataques direcionados ao ex-prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), durante a campanha eleitoral de 2024. Fuad, que havia sido reeleito prefeito de Belo Horizonte,… Leia mais: MP Eleitoral solicita suspensão dos direitos políticos de Nikolas Ferreira por ataques a Fuad Noman durante a campanha de 2024