MATINHAS INOVA COM CENSO DA EDUCAÇÃO EM 2022

Conforme o professor Jociano Coêlho, idealizador do projeto, ao se fazer o recenseamento, que seria uma espécie de minicenso, estará mobilizando e motivando todas as famílias para as futuras ações do Plano Municipal de Educação.

Publicado: 12/01/2022

Foto: Assessoria

Prefeitura Municipal de Matinhas, através da Secretaria de Educação, desenvolve uma iniciativa pioneira no Estado, implantando o Projeto Minicenso da Educação intitulado como ” O 1º RECENSEAMENTO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO”
que se constituirá como uma ferramenta de diagnóstico extremamente eficaz para o planejamento municipal das ações educacionais. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Censo Educacional é atribuição dos municípios brasileiros, a quem cabe o dever “recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental, e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso” (Lei nº 9.394/96, art.5° § 1° inciso I).

Conforme o professor Jociano Coêlho, idealizador do projeto, ao se fazer o recenseamento, que seria uma espécie de minicenso, estaremos mobilizando e motivando todas as famílias para as futuras ações do Plano Municipal de Educação. Além disso, estaremos semeando idéias, levantando interesses, superando barreiras e despertando a participação na criação das políticas públicas educacionais não somente no diagnóstico como na escolha das metas e prioridades.

O projeto tem a parceria do programa Busca Ativa Escolar que apoia não só com a visualização de quantas crianças e quantos adolescentes estão fora da escola, para que a rede de proteção seja acionada e atue para trazê-los de volta, mas visa também identificar as causas dessa evasão.

Para o Dirigente Municipal de Educação, Carlos Daniel, o 1º RECENSEAMENTO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO será uma poderosa ferramenta de planejamento, pois permite saber com precisão quais são as demandas da população em relação à educação básica e localizar geograficamente onde se concentram essas demandas.

Para o prefeito, Benedito Braz, o recenseamento educacional tornará possível aos gestores públicos planejar onde, quando e como devem investir para atender à população em suas demandas de educação. Assim, pedimos que as famílias recebam a SECET com carinho e atenção.

No geral, mais de 60 servidores vão levar às famílias, em todo o município, diversos questionamentos em um formulário sobre a educação.

Para a execução dos trabalhos, os servidores tiveram formação nesta terça-feira na escola Ascendino Moura.

Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS