Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Monteiro é uma das piores cidades do Estado no Ranking de Transparência do MPF

Publicado: 10/07/2019

(Foto: Reprodução)

O nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação coordenada do Ministério Público Federal (MPF) em todo o país. Esse é um dos resultados obtidos pelo projeto Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF.

Na Paraíba, o município de Monteiro caminha na direção contrária do resto do país. A Prefeitura de Monteiro ocupa a posição 150° no ranking de transparência do MPF, destacando-se como uma das piores cidades do cariri e da Paraíba, com o tratamento dos dados divulgados pela a administração. Todos os 223 municípios paraibanos foram avaliados pelo MPF.

A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil.

Na última avaliação, o município de Monteiro, na gestão da prefeita Anna Lorena, conhecida popularmente como Lorena de Dr.Chico Lorena, ficou apenas com a nota 5,6 em uma escala que vai de zero a dez.

Nesses casos, além das ações civis públicas que cobram o cumprimento das leis de transparência, o MPF analisa a possibilidade de responsabilização dos gestores por meio de ações de improbidade administrativa.

Redação com Portal Cariri

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS