Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Município de Queimadas sedia reunião descentralizada em defesa do Sistema Único da Assistência Social

Publicado: 04/10/2019

O município de Queimadas/PB sediou hoje (04) a reunião descentralizada e ampliada da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social da Paraíba (COEGEMAS-PB). Realizado na Câmara de Vereadores, o encontro reuniu gestores de 56 municípios paraibanos para discutir o cofinanciamento federal no setor da assistência social e articular uma agenda política em defesa do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Esta reunião vem sendo realizada em todo o Estado da Paraíba desde o mês de maio, de acordo com a divisão das regiões geoadministrativas. Em Queimadas, foi articulada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). Ao longo do dia, foram realizadas rodas de conversa com explanações acerca da fragilização nos serviços ofertados pelos municípios à população, ocasionada pela escassez de repasses financeiros por parte do Governo Federal.

Conforme a presidente do COEGEMAS-PB, Naura Ney, o momento de aproximar mais os gestores do colegiado, trazendo ao conhecimento como acontecem as pactuações e repasses financeiros no SUAS e de que forma a união de todos os municípios impulsionará a elaboração de novas políticas públicas voltadas à asseguração dos serviços essenciais ao bem estar da população.

“O governo Federal não está repassando os recursos mensais, estamos com um déficit de mais de R$ 1 bilhão, num contexto em que algumas prefeituras estão fechando programas de assistência como CRAS, CREAS, SCFV. E através das articulações, começamos a traçar metas para que possamos chegar até os prefeitos, até os deputados federais”, explicou Naura.

Endossando o posicionamento do COEGEMAS, a diretora do SUAS da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH), Jaciana Magalhães, frisou a importância da reunião descentralizada, na qual todos os municípios participantes tiveram a oportunidade de expor seus desafios.

“Este momento representa a união de estado e município em defesa do Sistema Único da Assistência Social, nós sabemos que o cenário é de retrocessos de grandes conquistas no âmbito da assistência social. Hoje discutimos várias pautas importantes, que dependem da discussão entre município e Estado, das decisões políticas em relação ao SUAS. E traçamos algumas estratégias para manter a assistência social em pauta, promovendo movimentos e ações em defesa da assistência social”, pontuou Jaciana.

Após a fase de articulação nas regiões geoadministrativas, será traçado um calendário de ações em todo o Estado, de forma regionalizada, para conscientizar a população acerca da conjuntura atual e, assim, unir forças em defesa das políticas públicas já consolidadas no país.

Por fim, a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Queimadas, Alzenira Alexandrino, manifestou a satisfação do município em sediar o evento de tamanha magnitude, reforçando o compromisso da atual gestão municipal para com a agenda em defesa do SUAS.

Redação com Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS