Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Novembro Azul: Urologista alerta que prevenção ao câncer de próstata deve ser contínua

Publicado: 26/11/2019

Médico urologista Hélio Carlos (Foto Divulgação)

O “Novembro Azul” é uma campanha do Ministério da Saúde para alertar o público masculino da importância da prevenção e combate ao câncer de próstata. A doença ainda é uma das grandes causas de mortes entre os homens e os procedimentos de prevenção podem diminuir em mais de 80% a chance da doença progredir. A afirmação é do médico urologista Hélio Carlos, da Hapvida, que alerta a necessidade de continuar os exames preventivos nos demais meses do ano.

“A prevenção ao câncer de próstata é importante, porque a sua evolução é silenciosa, só apresentando sinais e sintomas quando se encontra em estágio elevado”, sublinha o especialista. De acordo com o urologista, pesquisas médicas apontam que cerca de 42 homens morrem por dia, em decorrência do câncer de próstata, sendo a doença uma das maiores causas de mortes no público masculino.

“O câncer de próstata não apresenta sinais no início da doença, por isso é de fundamental importância os exames de prevenção”, diz Hélio Carlos, pontuando que o cuidado redobrado deve acontecer após os 40 anos de idade. O urologista explica que, após o paciente ser diagnosticado com o câncer, o tratamento vai depender do estágio em que a doença se encontra, podendo ser indicada uma cirurgia para retirada da próstata ou então sessões de radioterapia.

EXAMES PREVENTIVOS

O urologista atenta o público masculino para a importância dos exames preventivos, fator que pode diminuir as chances da doença. Ele explica que, apesar do avanço na medicina, o exame de toque retal é o procedimento mais eficaz para detectar o câncer.

“O toque retal tem como finalidade detectar as alterações na próstata e nódulos sólidos, que estão presentes nos tumores malignos prostáticos”, argumenta, completando que além do toque retal, o diagnóstico pode vir através de um exame sanguíneo de PSA (Antígeno Prostático Específico), e a ultrassonografia trans retal da próstata, conhecido também como exame de imagem.

“Alertamos aos homens que cuidem da sua saúde, deixem o preconceito de lado, e não tenham medo de procurar um médico. O importante é ter uma vida saudável”, complementa o urologista Hélio Carlos.

Redação com Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS