Primeiro Projeto de Lei aprovado pelo Parlamento Jovem de Itatuba homenageia vítimas da Covid-19

Ruas da cidade deverão ter nomes de itatubenses mortos pelo novo coronavírus

5 de outubro de 2021    [post-views]


 

A primeira sessão do Parlamento Jovem de Itatuba, na noite da última sexta-feira (01), foi marcada pela aprovação unânime de um Projeto de Lei que prevê colocar em ruas da cidade os nomes dos 21 itatubenses vítimas da Covid-19. A propositura é do jovem parlamentar Osvaldo Filho.

Na apresentação do projeto, Osvaldo destacou que a pandemia tirou do convívio pessoas que eram conhecidas por todos de Itatuba e que contribuíram para o crescimento do município, deixando familiares e amigos enlutados. “Nada mais justo que a prefeitura homenageá-las, dando seus nomes às ruas de nossa cidade”, disse.

Conforme o Decreto Legislativo número 12/2021, que criou o Parlamento Jovem, os Projetos de Lei aprovados deverão ainda ser apreciados pelos vereadores titulares. Caso aprovados, seguirão para o Poder Executivo Municipal, que sancionará ou não.

Na sessão pioneira do Parlamento Jovem, também foi aprovado requerimento de Osvaldo Filho para restauração dos equipamentos esportivos da Praça Benjamin Maranhão, localizada no Bairro Santo Antônio, e foram criadas as principais comissões que auxiliarão nos trabalhos dos jovens parlamentares.

Foram formadas as comissões permanentes de Legislação e Justiça, Finanças e Orçamento e Infraestrutura, além das comissões temporárias da Saúde, do Meio Ambiente e da Educação. As comissões permanentes seguem o Regimento Interno da Casa, enquanto que as temporárias foram propostas pelos parlamentares Ana Cecília, João Jeferson e Osvaldo Filho, respectivamente.

A presidente do Parlamento Jovem, Mariana Izabell, avaliou de forma positiva a primeira sessão e agradeceu a todos os colegas que contribuíram com as propostas apresentadas.

Aécio Cavalcante, presidente do Poder Legislativo Municipal e propositor da criação do Parlamento Jovem, também enalteceu a primeira sessão, destacando o desempenho dos jovens.

“Tanto em termos de conteúdo quanto de desempenho na postura e na oratória, vocês promoveram uma sessão de alto nível, apesar da natural ansiedade. Com a prática, os trabalhos ficarão ainda melhores. Tenham certeza de que toda a produção de vocês chegará até o prefeito”, assegurou Aécio, relembrando que os requerimentos, como o da restauração da Praça Benjamin Maranhão, seguirão direto para o Poder Executivo, diferentemente dos Projetos de Lei, que passarão pela apreciação da Casa.

O chefe do Legislativo também garantiu que todas as matérias que forem aprovadas pelo Parlamento Jovem serão postas em pauta no Plenário com os vereadores titulares o quanto antes.

Autemário Andrade, pai do jovem parlamentar João Henrique, acompanhou a sessão e parabenizou a todos. Ele acredita que todos os trabalhos desenvolvidos refletirão na melhoria de Itatuba, desde que implantados. “Independentemente de questões políticas, eles têm a possibilidade de realizar melhorias para a cidade, para eles próprios e para as futuras gerações”, disse.

A próxima sessão do Parlamento Jovem de Itatuba acontecerá na sexta-feira (8) a partir das 18h e terá transmissão ao vivo na página da TV Câmara Itatuba no Facebook.

Assessoria