Queimadas tem a segunda gestão mais transparente da Paraíba, aponta TCE-PB

Em sete dos dez quesitos apurados pela plataforma, o município conseguiu 100% de aprovação.

30 de junho de 2020   

O município de Queimadas tem a segunda gestão mais transparente da Paraíba, segundo o ranking do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB). Os dados estão disponíveis na plataforma Turmalina, um projeto que tem a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como parceira.

A cidade de Queimadas alcançou 775 de 880 pontos possíveis. Em sete dos dez quesitos apurados pela plataforma, o município conseguiu 100% de aprovação (Despesas, Receitas, Pessoal, Leis, Usabilidade, Série Histórica e Outros).

A Turmalina é o resultado de uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e o Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma para provisão de informações a auditores e gestores além de possibilitar a participação cidadã sobre a fiscalização da transparência dos entes federativos do estado da Paraíba.

Turmalina é uma robô feita para avaliar os portais da transparência dos entes federativos paraibanos. Para isso ela segue um conjunto de instruções, como se fosse um cidadão fazendo a pesquisa.

Após percorrer todo o portal da transparência e pesquisar pelos itens solicitados ela monta um relatório de diagnóstico espelhado no layout padrão do TCE, com as informações consolidadas de cada ente.

Redação com Assessoria