O município de Remígio, no brejo, teve a coragem de implantar um projeto pioneiro no Brasil em duas escolas municipais. O projeto “Coaching na Escola” busca proteger as crianças de traumas da infância, promovendo a inteligência emocional e alcançando resultados satisfatórios na aprendizagem, em escolas com índices elevados de vulnerabilidade social.
Na tarde dessa quinta-feira, dia 29, foi realizado o encerramento das atividades desenvolvidas desde maio. A solenidade aconteceu no Centro Paroquial João XXIII e contou com as presenças de idealizadores, alunos e professores. O momento reuniu o prefeito André Alves; o idealizador do projeto Melchior Batista; o secretário de educação municipal Alexandre Rufino e as diretoras das escolas beneficiadas Edvone Soares (Escola Júlia Vitório) e Maria José (Escola Manoel Joca).
Em Remígio, o “Coaching na Escola” é desenvolvido sob a liderança do Coach Integral Sistêmico, Professor e Jornalista Rodrigo Apolinário que vem propagando o coaching como instrumento de desenvolvimento humano, também a partir da escola. Apolinário traz no currículo experiências como professor das Universidades Federal de Campina Grande (UFCG) e Estadual da Paraíba (UEPB).
Rodrigo explicou que o projeto foi ideia do então prefeito Melchior Batista, O Chió. “Ele abriu uma licitação para que uma empresa de Coaching pudesse atuar aqui na cidade. A minha empresa ganhou a licitação e, nós, tivemos a oportunidade de trabalhar parte do contrato (50%) voltado à educação. Desenvolvemos atividades voltadas ao Coaching educacional e os resultados foram satisfatórios”, comemora.
Rodrigo comemorou os resultados em duas escolas municipais com alto índice de vulnerabilidade social. “Essas escolas apresentavam índices elevados de violência e instabilidade dos alunos. Foram às escolas Júlia Vitório, na zona urbana, e a escola Manoel Joca, na zona rural”, frisou o profissional.
ETAPAS DO PROJETO:
A primeira etapa visou beneficiar os colaboradores das escolas. “Nós fizemos sessão de Coaching, incentivando esses profissionais a avaliarem suas próprias inteligências emocionais e, ao mesmo tempo, provocando para que eles pudessem pensar em metas de desenvolvimento pessoal e profissional”, explica Rodrigo.
Segunda etapa, em meados de agosto, foram ofertadas oficinas temáticas, com os colaboradores das escolas. “A intenção foi que eles pudessem aplicar alguns exercícios nas escolas. A gente tinha professores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e etc. Com eles e elas, a gente trabalhou abraço, elogio, responsabilidade, afeto, perdão e felicidade. Temáticas essas que, esses colaboradores visavam colocar em práticas com os alunos”.
Terceira etapa foi o momento com os pais. “Nós reunimos os pais durante cinco encontros. Nós trabalhamos a importância de agradecer; relação com os filhos e afeto na prática. E, também, a relação dos pais com a própria escola”.
Resultados:
– Aumento da paz
– Aumento da afetividade
– Diminuição da violência
– Aumento da aprendizagem
O que achou o prefeito?
André Alves disse que, através do projeto, houve uma melhoria de aprendizagem. “Comparamos, através de avaliação pedagógica, que houve uma melhoria na aprendizagem dos alunos e, além disso, a certeza de uma boa relação dos alunos com a gestão escolar.
Continuação?
André garantiu que, diante dos bons resultados, irá continuar ofertando o projeto “Coaching na Escola” em 2019. Ele ainda disse que é importante ampliar e beneficiar novas escolas municipais.
O que disse o idealizador?
Chió pontuou a experiência como inovadora. “Quero que outras prefeituras, inclusive o próprio governo estadual, possam implantar. “Coaching na Escola” mudou a vida de muitas crianças e de pais em Remígio”.
Redação