Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Saúde de Lagoa Seca inova e começa a ofertar exames de endoscopia

Publicado: 14/12/2021

Na finalidade de ampliar os atendimentos médicos oferecidos à população e melhorar ainda mais o serviço na área da saúde pública, a Secretaria de Saúde começou a realizar nesta terça-feira (14) exames de endoscopia em Lagoa Seca.

É a primeira vez, no município, que um governo municipal acolhe este tipo de demanda. As consultas acontecem quinzenalmente, no Hospital Geral Municipal Ana Maria Coutinho Ramalho. A estimativa é que 20 exames desta natureza sejam realizados mensalmente na unidade.

A endoscopia é um procedimento importante para o diagnóstico de diversas doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.
 
Com a técnica, é possível analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado), por meio de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo através de uma câmera.

Anteriormente, pessoas tinham de deslocar-se a outras cidades para conseguir uma consulta fosse no setor público ou arcando com elevados gastos a fim de obter a endoscopia. Com a nova modalidade em Lagoa Seca, o atendimento já possibilita que pacientes tenham o exame imediato e a prevenção garantida visando evitar patologias.

Todo procedimento segue sendo realizando no Hospital Geral Municipal Ana Maria Coutinho Ramalho, no qual ganhou adequação e tem instrumentos necessários para atender o lagoassequense neste quesito.

A Secretaria de Saúde informou que as endoscopias devem ser requisitadas apenas por profissionais médicos, sendo exigências dos profissionais que atuam nas unidades de saúde do município, para que depois seja feita o marcação da consulta no setor de agendamentos.

Redação com Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS