Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Secretaria de Educação de Matinhas promove formação para o SAEB

Publicado: 09/11/2021

A Prefeitura Municipal de Matinhas, através da Secretaria de Educação, iniciou, ontem, dia 08 de novembro, o processo de preparação para a edição 2021 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), cuja aplicação se dará no período de 8 de novembro a 10 de dezembro, em todo o país.

A abertura do evento foi feita pelo professor Ms. Jociano Coêlho de Souza, Técnico em Assuntos Educacionais da UFPB que está realizando sua pesquisa de doutorado no município. O professor destacou a importância da realização desse momento de formação com a equipe de gestores, coordenadores e, sobretudo, com os professores e alunos das respectivas turmas a serem avaliadas. “O objetivo é entender o processo de avaliação, revisar a matriz curricular, criar estratégias de revisão, bem como se engajar nas temáticas trabalhadas nos descritores e habilidades que envolvem a metodologia do processo”.

Além disso, durante a formação foi feita a análise do desempenho dos alunos na última prova do Saeb, realizada em 2019 com o objetivo de identificar habilidades e conhecimentos dos estudantes e possíveis lacunas de aprendizagem.
Neste ano, a aplicação seguirá os mesmos moldes de 2019, sendo censitária nas escolas públicas para o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental. Ademais, professores e diretores também participarão da avaliação, por meio de questionários.

O 2º ano do Ensino Fundamental será avaliado em formato amostral, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, haverá aplicação dos testes de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental por meio de amostras. A Educação Infantil será avaliada por meio de questionários aplicados à secretária da Educação, diretores e professores dessa etapa.

O Dirigente Municipal de Educação, Carlos Daniel Fonseca que faz parte da UNDIME-PB, frisou que a formação continuada é prioridade na gestão do prefeito Benedito, pois promove discussões e aprendizado proporcionando o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. “Sabemos que em tempos de pandemia se torna mais difícil alcançar números e metas, mas a educação de Matinhas não parou. Durante esse período superamos desafios, nos aproximamos com as famílias, trabalhamos com materiais específicos, módulos, formação dos professores, ferramentas digitais e muita dedicação de todos os profissionais da SECET” – declarou o dirigente.

O Saeb permite avaliar a qualidade da educação oferecida aos alunos. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece informações para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em resultados.

Redação com Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS