Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Unidades básicas de saúde são fiscalizadas em Montadas e irregularidades são encaminhadas ao MPPB

Publicado: 02/11/2021

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) fiscalizou três unidades básicas de saúde na cidade de Montadas, a 152km de João Pessoa, no Agreste paraibano, no mês de setembro.

As vistorias foram feitas na UBSF Severina Araújo Souza, UBSF Paulo de Souza e UBSF Josefa Tavares da Costa.

As irregularidades encontradas nas unidades já haviam sido apontadas em vistoria anterior, realizada em dezembro de 2019. Os relatórios do CRM-PB já foram encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde de Montadas e ao Ministério Público (Promotoria de Justiça de Esperança).


Na UBSF Severina Araújo Souza, a equipe do CRM-PB observou que faltam equipamentos e medicamentos para o atendimento de intercorrências e alguns itens no consultório médico e na sala de procedimentos e curativos. Foi constatado ainda que é necessário adaptar os sanitários dos usuários para os portadores de necessidades especiais. A unidade conta com ambulância básica para eventuais transferências e a médica da unidade estava presente na ocasião da vistoria.

Na UBSF Paulo de Souza também foram observadas a falta de itens no consultório médico, na sala de procedimentos e curativos (óculos de proteção individual, toalhas de papel e solução glicosada), além da falta de equipamentos e medicamentos mínimos para o atendimento de intercorrências. A unidade também precisa de correções no setor de esterilização e expurgo, pois não há controle de qualidade dos procedimentos de esterilização por meio biológico e não há barreira entre a área limpa e a área suja.

Na UBSF Josefa Tavares da Costa, o CRM-PB também constatou que a unidade carece de equipamentos e medicamentos mínimos para o atendimento de intercorrências. No consultório médico faltam lençóis para as macas, foi observada infiltração na parede da sala de enfermagem e a unidade não conta com sala de vacinação nem Central de Material Esterilizado, que são centralizadas na UBSF Paulo de Souza.

Fonte: CRM PB

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS