Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Vereador de Campina Grande é eleito para Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço

Publicado: 17/01/2020

João Dantas no estúdios da Caturité FM. (Foto: Rafael Augusto)

O vereador João Dantas (PSD) foi escolhido para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço (ABLAC). A instituição tem sede em Aracajú, capital de Sergipe, e reúne escritores e pesquisadores do Brasil sobre a temática do cangaço. A posse dele está prevista para acontecer em março de 2020.

João Dantas ocupará a cadeira número 38 que tem como patrono o escritor, jornalista, folclorista e historiador Leonardo Mota, que nasceu no dia 10 de maio de 1891, em Pedra Branca, no Ceará. Ele faleceu em Fortaleza em janeiro de 1948, aos 57 anos de idade.

O vereador explica que para ele é uma honra fazer parte da ABLAC, especialmente na cadeira do escritor Leonardo Mota, comparado por ele com os escritores Câmara Cascudo e Mario de Andrade.

O atual presidente da ABLAC, Archimedes Marques, disse que João Dantas foi escolhido pelas ações que desenvolve na área. Uma delas foi a organização do evento ‘Cangaço Campina 2019‘, realizado na cidade em 2019.

O evento contou com palestras, apresentações culturais, exibição de documentários, mesas redondas e lançamento de livros. Uma das palestras foi feita pela escritora Vera Ferreira, neta de Lampião e Maria Bonita.

G1 PB

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS