Nove imóveis são multados por despejo irregular no Açude Velho, em Campina Grande 

A fiscalização integra o inquérito aberto pelo MPPB para investigar um possível crime ambiental.

Publicado: 19/01/2026

Foto: Reprodução/TV Cabo Branco



Ao menos nove imóveis localizados no entorno do Açude Velho, em Campina Grande, Agreste da Paraíba, foram flagrados despejando esgoto de forma irregular no local. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (19) durante audiência solicitada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) à prefeitura da cidade, que contou com representantes de diversos órgãos públicos.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), 66 imóveis foram fiscalizados após a morte de toneladas de peixes no açude, principal cartão-postal da cidade. Entre eles, nove apresentaram irregularidades, sendo um reincidente, e foram multados pela prefeitura. Os proprietários não tiveram seus nomes divulgados.

A fiscalização integra o inquérito aberto pelo MPPB para investigar um possível crime ambiental. Na semana passada, mais de 10 toneladas de peixes apareceram mortos no Açude Velho, provocando forte impacto ambiental e econômico na região. O trabalho de limpeza já foi concluído e, segundo a prefeitura, até quarta-feira (21) serão instalados aeradores para oxigenar a água.

Uma nova audiência está marcada para 20 de fevereiro, quando o MPPB reunirá prefeitura, Cagepa e especialistas para discutir soluções definitivas para o problema.

Com PB Agora



COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo
Ativar Notificações OK Não, obrigado.