Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Nutricionista dá orientações sobre como realizar uma dieta vegana

Assunto se tornou destaque após influenciadora russa falecer aos 39 anos devido a uma dieta vegana rigorosa

Publicado: 04/08/2023

Crédito da Foto: Imagem Site Freepik

O veganismo é uma alimentação na qual as pessoas não consomem proteínas de base animal (carnes, ovos e leite), precisando diversificar sua dieta para compensar as proteínas, vitaminas e minerais necessários ao bom funcionamento do corpo.Dêmia Veiga, especialista em Nutrição Clínica e docente da UNINASSAU Campina Grande, destaca que a palavra-chave da alimentação de um vegano deve ser equilíbrio, dando prioridade aos alimentos vegetais ricos em carboidratos, gorduras e proteínas. Assunto se tornou destaque após influenciadora russa falecer aos 39 anos devido a uma dieta vegana rigorosa. 

“A diversidade de alimentos garante quantidades adequadas de todos os nutrientes necessários pra manter o corpo saudável. Alguns alimentos que podem suprir a deficiência de proteína e substituir o consumo de carne nas refeições, são as leguminosas, como feijões, ervilhas, grão-de-bico e lentilhas. Castanhas, nozes e cogumelos também são ótimas opções. Lembrando que é importante ajustar a quantidade e a frequência no consumo, de modo que atinja as suas necessidades”, explica. 

Dêmia também destaca que uma alimentação vegana, apesar das restrições, traz vários benefícios a saúde. “Ao ingerir uma boa quantidade de fibras, há o aumento da saciedade e o melhor funcionamento do intestino. Além disso, a dieta vegana controla níveis de glicemia e colesterol, assim como aumenta o metabolismo por meio do consumo de vitaminas, minerais e compostos bioativos”, pontuou. 

Por fim, a especialista orienta que a preparação das refeições veganas precisa seguir algumas recomendações. “Avalie a composição do alimento, o teor de açúcares, sódio e gordura trans. Tanto os veganos quanto os onívoros precisam se atentar a esses detalhes no momento de comprá-lo para que as refeições sejam o mais natural possível. Também é importante reduzir o consumo de frituras e pratos excessivamente calóricos. Moderação cabe bem para todos”. 

No último dia 1º de agosto, aos 39 anos, morreu a influenciadora russa Zhanna Samsonova, que produzia nas redes sociais conteúdos sobre veganismo. De acordo com os noticiários, ela morreu após passar quatro anos seguindo uma dieta rigorosa a base de frutas, brotos de sementes de girassol, sucos e smoothies. Isso ocasionou um quadro extremo de “fome e exaustão”, levando a influenciadora a óbito. 

Da Assessoria 

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS