O Deputado Chió solicitou por meio de requerimento, que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano – SEDH amplie a abrangência do Programa NUTRI+PB, contemplando municípios paraibanos que apresentam maiores índices de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. O Requerimento de nº 27.357/2026 foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba – ALPB.
Como justificativa o Deputado fala que o Programa NUTRI+PB representa uma importante política pública de combate à fome e à insegurança alimentar no Estado da Paraíba, garantindo acesso à alimentação adequada e contribuindo para a melhoria das condições de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social. A ampliação de sua abrangência para municípios com maiores índices de pobreza e vulnerabilidade social torna-se medida necessária e urgente, diante das desigualdades regionais ainda existentes e das dificuldades enfrentadas por inúmeras famílias para assegurar o direito básico à alimentação. Ressalte-se que a iniciativa fortalece e consolida a Rede de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba, além de integrar o Pacto Paraíba Sem Fome, política estruturante do Governo do Estado que visa erradicar a fome, reduzir desigualdades e promover dignidade à população mais vulnerável. Dessa forma, a expansão do Programa NUTRI+PB contribuirá significativamente para o enfrentamento da insegurança alimentar, fortalecendo as ações intersetoriais do Estado e garantindo maior efetividade às políticas públicas de proteção social.
O Programa lançado em 2025 pelo Governo da Paraíba e gerenciado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), foca no fortalecimento da Segurança Alimentar e no combate à fome, distribuindo ovos caipiras para famílias em situação de vulnerabilidade e fomentando a agricultura familiar local. A iniciativa integra o Pacto Paraíba Sem Fome. A distribuição mensal de uma bandeja de 30 ovos caipiras para famílias em situação de vulnerabilidade social em João Pessoa e Campina Grande. Apenas no primeiro ano (2025/2026), o programa beneficiou 8 mil famílias e realizou a entrega de ovos, fortalecendo a rede de segurança alimentar. O programa adquire os ovos de cooperativas de produtores locais, impulsionando a agricultura familiar, com um investimento de R$ 4 milhões em recursos próprios do estado. O NUTRI+ PB é uma das ações do Pacto Paraíba Sem Fome e complementa outras políticas de segurança alimentar, como o programa do Leite, Restaurantes Populares e o Tá na Mesa.
Da Redação.









