Inscreva-se para receber notificações
Categories: NotíciasPolítica

O projeto que torna Feira de Campina Patrimônio foi da gestão de Veneziano, apontou o Iphan

Foto: Veneziano Vital/Deputado Federal (PMDB-PB).

Diante das informações inverídicas produzidas pela Prefeitura de Campina Grande, dando conta que o Instituto Cultural do Brasil teria desaprovado projeto da administração anterior e somente agora teria aprovado iniciativa da atual administração, a assessoria de comunicação do  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), respondeu mensagem enviada pela assessoria do deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), e confirmou que foi mantido o pedido de reconhecimento feito há 10 anos, ou seja, na gestão do ex-prefeito peemedebista.

Déborah Gouthier, da Assessoria de Comunicação do Iphan, assim respondeu à indagação da assessoria do deputado: “O pedido de reconhecimento da Feira de Campina Grande pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi feito formalmente há dez anos, em uma articulação entre a Prefeitura Municipal de Campina Grande e grupos de feirantes e fregueses. A partir daí, foi iniciado um intenso processo colaborativo de diálogos e pesquisas, que agora reúne as principais referências culturais presentes na Feira campinense, além de propostas para sua salvaguarda”. Inclusive, no próprio site do Iphan (https://goo.gl/CWwmV4), há o registro desse pedido feito há 10 anos.

Em pronunciamento na Câmara dos Deputados, dia 27 passado, o parlamentar usou a tribuna para destacar essa conquista e ressaltar que, na sua administração, iniciou-se o processo de revitalização daquela Feiura, a partir de várias intervenções, com desapropriações de imóveis, mas que não houve tempo hábil para o início da obra física: “Mesmo assim, quando deixamos a Prefeitura, conseguir deixar dinheiro em caixa para a obra, recurso que foi abandonado pela atual gestão”, lamentou o ex-prefeito na tribuna daquela Casa.

“Fica feito o registro que o pedido de reconhecimento da Feira como Patrimônio Imaterial, foi feito há 10 anos. E não quero com isso, tirar vantagens de nada, apenas se fazer cumprir um registro histórico e necessário, diante de inverdades publicadas em grupos de comunicação da cidade. A Feira Central de Campina Grande não é patrimônio de ninguém. Ela é de todos nós! Viva a Feira!”, destacou Veneziano Vital.

Redação com Ascom

 

 

Redação

Recent Posts

Paraíba registra maior alta do Brasil em volume de serviços com aumento de 2,9% em novembro

A Paraíba registrou um crescimento de 2,9% no volume de serviços entre outubro e novembro…

12 horas ago

Veneziano recebe vereadores e lideranças de Pombal e Cajazeirinhas, que reafirmam apoio à sua reeleição ao Senado

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) recebeu nesta terça-feira (13) um grupo de vereadores,…

12 horas ago

Haddad diz que caso Master pode ser a maior fraude bancária do país

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do…

13 horas ago

Butantan recruta idosos para ensaio clínico da vacina da dengue

O Instituto Butantan está recrutando, a partir desta terça-feira (13), 767 voluntários de 60 a…

13 horas ago

Mulher encontrada morta na praia de Intermares é identificada

A mulher encontrada morta na praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, na…

15 horas ago

Vaquinha Solidária busca apoio para realização de cirurgia renal de alto custo

Uma vaquinha solidária foi lançada com o objetivo de arrecadar R$ 20 mil para custear…

15 horas ago