Um padre foi assaltado na última quarta-feira (24), por volta das 6h40 da manhã. Padre Luiz, foi abordado por uma dupla enquanto saia da igreja, localizada em um dos lugares mais tradicionais e simbólicos da cidade, no Centro Histórico de João Pessoa, na rua General Osório.
Em imagens registradas por câmeras de segurança do local é possível ver o momento em que o padre é abordado e empurrado pelos criminosos, que tomam seus pertences e a chave do veículo do religioso. O flagrante feito pelas imagens, mostra os dois homem entrando no veículo, um Jeep modelo ‘Compas’, quando tentam fugir.
O padre Luís, que possui mais de duas décadas como religioso, disse que os suspeitos não conseguiram roubar o carro.
“Os assaltantes tentaram levar o veículo, mas não conseguiram… o veículo estancou ainda próximo ao local, creio eu, pela ação divina”, relatou o padre.
Mosteiro
O local faz parte de um completo de templos religiosos da Igreja Católica, datado de 1585 a construção da primeira Igreja de São Bento. A atual, do século XX, teve suas obras iniciadas em 1721, por Frei Cipriano da Conceição.
O mosteiro é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
A área recebe milhares de turistas todos os anos. O Conjunto formado pela igreja e pelo mosteiro foi construído sob invocação de Nossa Senhora do Monte Serrat, em estilo barroco beneditino (Nóbrega, 1982). A obra deste conjunto teve início quando da chegada dos beneditinos, aqui nesta cidade, quando ainda era a Capitania Real da Paraíba, por volta de 1590. Por sinal, foi um dos primeiros e principais locais para cultos religiosos que aqui se estabeleceu (CPCH, 1999). E, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba, este conjunto se encontra entre os monumentos mais importantes do país, no seu estilo e de sua época (Nóbrega, 1982). A construção do mosteiro data do século XVII, e da igreja, do século XVIII.
Com o encerramento das atividades beneditinas em João Pessoa, em 1921, devido a conflito com a jurisdição do 1º bispo da Paraíba, a igreja permaneceu fechada por vários anos. Atualmente, o conjunto vem passando por uma intensa recuperação que faz parte do Programa de Revitalização dos Centros Históricos.
Com ClickPB
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos o projeto de lei…
Uma embarcação que transportava 27 passageiros naufragou no Rio São Francisco enquanto se dirigia à…
Uma cena chamou atenção de moradores do município de Riacho dos Cavalos, Sertão da Paraíba…
Uma mulher foi morta a tiros na manhã desta terça-feira (13), na zona rural de…
Uma decisão do desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), manteve a…
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal)…