Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Paraíba entra em alerta para chuvas intensas até sexta-feira, com ventos de até 100 km/h

O aviso laranja é válido da meia-noite às 23h59 desta quarta-feira (13) e o alerta amarelo é válido entre a quinta (14) e a sexta-feira (15).

Publicado: 12/03/2024

FOTO: REPRODUÇÃO

A Paraíba tem dois novos alertas de chuvas intensas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso laranja é válido da meia-noite às 23h59 desta quarta-feira (13) e o alerta amarelo é válido entre a quinta (14) e a sexta-feira (15).

Quarta-feira

Segundo o alerta laranja, há perigo de “chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”

Esse alerta é válido para 54 municípios da Paraíba nas regiões do Litoral, Agreste e Zona da Mata.

O Inmet orienta que, “em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).”

Quinta e sexta-feira

Já no aviso amarelo, para a quinta e sexta-feira, há perigo potencial de “chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”

Esse aviso abrange todas as regiões da Paraíba, do Litoral ao Alto Sertão, e alcança 213 municípios.

As instruções são as mesmas já citadas acima, com exceção de eletrônicos. “Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada”, diz o Inmet.

Por Lucas Isidio

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS