A Paraíba vai traçar, nos próximos dias, um plano de contingência para combater as mortes por dengue no estado. O secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra, informou que irá se reunir com secretários municipais para discutir as necessidades de cada localidade.
“A Secretaria de Saúde vai apresentar seu plano de contingência, assim como a gente fez com a Covid-19, estaremos lançando o plano de contingência contra a dengue. Na vigência de qualquer epidemia, qualquer surto, o plano de contingência é como se fosse um relatório do que a secretaria fará, suas ações futuras”, explicou.
Jhony Bezerra acrescentou que no plano de contingência será definido as ações a serem desenvolvidas em todo o estado. “Envolve uma série de ações, que vão desde a estruturação, a ampliação dos nossos leitos clínicos na rede estadual”, falou.
Paraíba confirma morte por dengue
A Paraíba registrou na manhã desta quinta-feira (15) o primeiro caso de morte por dengue em 2024. O caso foi registrado no município de Camalaú. Outra morte que estava em investigação foi descartada, em Santa Rita.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a paciente de 24 anos era obesa e teve o diagnóstico para a doença confirmado no dia 25 de janeiro. Ela apresentou quadro de febre, manchas avermelhadas na pele e queda no número de plaquetas associada a dor abdominal intensa.
No estado também está em investigação uma morte supostamente causada por Chikungunya, referente a um homem de 57 anos no município de Sapé.
Com Nice Almeida/ClickPB










