A Paraíba zerou, pela primeira vez, a fila de espera para transplante de coração nesta quinta-feira (25), após uma doação de múltiplos órgãos realizada no Hospital de Trauma de João Pessoa. Foram doados um coração, rins e córneas de um paciente de 34 anos. O receptor do coração, um homem de 64 anos, foi operado no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), este ano, 169 pessoas já foram beneficiadas por transplantes de órgãos e tecidos no estado. Para ser doador, é necessário que a pessoa interessada comunique sua família o desejo de doar seus órgãos.
Duas doações de coração em menos de 48 horas
No último dia 13 de setembro, a Paraíba registrou sua 11° doação de coração de 2025. O paciente doador do coração tinha 27 anos e morreu vítima de hemorragia subaracnóidea (sangramento na área entre o cérebro e os tecidos que o recobrem e protegem) associada a um aneurisma cerebral.
Já em 11 de setembro, a Central de Transplantes havia registrado a 10° doação de coração do ano. O ato de solidariedade partiu da família de um jovem de 22 anos, que autorizou também a doação do fígado e dos rins. Ao todo, quatro pessoas foram beneficiadas com a decisão.
Com Secom-PB
No último domingo (11), uma adolescente de 13 anos ficou gravemente ferida após ter o…
Ministério Público da Paraíba requisitou, nesta terça-feira (13), que a Prefeitura Municipal de Campina Grande…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos o projeto de lei…
Uma embarcação que transportava 27 passageiros naufragou no Rio São Francisco enquanto se dirigia à…
Uma cena chamou atenção de moradores do município de Riacho dos Cavalos, Sertão da Paraíba…
Uma mulher foi morta a tiros na manhã desta terça-feira (13), na zona rural de…