Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Paraibana é eleita nova presidente do Consórcio Nordeste e vai suceder governador João Azevêdo

Fátima Bezerra vai suceder o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e será a primeira mulher a presidir o Consórcio.

Publicado: 13/12/2023

Foto: Reprodução/PT

A governadora do Rio Grande do Norte, a paraibana Fátima Bezerra, foi eleitora nova presidente do Consórcio Nordeste. A votação aconteceu nesta quarta-feira (13) em Recife. Fátima Bezerra é natural de Nova Palmeira, município do Seridó paraibano. Fátima Bezerra vai suceder o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e será a primeira mulher a presidir o Consórcio.

A posse da paraibana no comando do Consórcio Nordeste vai acontecer em janeiro de 2024, com data a ser divulgada posteriormente pelo consórcio.

Saiba mais sobre Fátima Bezerra

Nascida em Nova Palmeira, Fátima Bezerra se mudou para Natal para continuar seus estudos, no início da década de 1970. A governadora, eleita presidente do Consórcio, é professora e pedagoga. 

Fátima se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1981 e foi eleita deputada estadual por dois mandatos, nos anos de 1994 e 1998. Na Assembleia Legislativa potiguar, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior. 

Por sua atuação, recebeu do Comitê de Imprensa da Assembleia os títulos de Parlamentar do Ano em 1996 e de Melhor Parlamentar da Legislatura 1995-1998.

Fátima Bezerra exerceu três mandatos de deputada federal, sendo a mais votada nas eleições de 2002 e 2010.

Suas principais áreas de atuação têm sido a Educação, a Cultura, o Desenvolvimento Regional, os Direitos da Mulher e a Comunidade LGBTQIAPN+. 

Em 2005, foi presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados e membro titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados desde o seu primeiro mandato federal. Desta última, foi a primeira vice-presidente durante o ano de 2006. Em 2007, a deputada foi designada relatora da Medida Provisória (339/06) que regulamentou o Fundeb.

Em 2010, Fátima Bezerra é consagrada como a deputada federal mais votada da história do Rio Grande do Norte. Em 2011, é eleita presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.

Em setembro de 2011, a então deputada Fátima Bezerra, na época presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, reativou a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro e da Leitura, coordenada pela deputada potiguar. 

Nesses mais de quatro anos de retomada das atividades, a Frente vem realizando uma série de ações em prol de uma política pública em defesa do livro, da leitura e da biblioteca e da regulamentação via projeto de Lei do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e do Instituto Nacional do Livro, Leitura e Literatura.

Em outubro de 2014, Fátima foi eleita senadora pelo Rio Grande do Norte. Em 2015, assumiu a vice-presidência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

Ela também ficou como titular na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e de Direitos Humanos (CDH) e, na suplência das comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), Assuntos Sociais (CAS) e Assuntos Econômicos (CAE).

No cargo de senadora, ainda foi nomeada vice-líder da bancada do PT no Senado. Em 2019, tornou-se a única mulher eleita no país como governadora, sendo reeleita em 2022.

Redação com Halan Azevedo/ClickPB

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS