Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

‘Pardal’ recebe mais de 50 denúncias de irregularidades em campanhas eleitorais na Paraíba

O aplicativo Pardal, criado em 2014, têm o objetivo de denunciar irregularidades eleitorais.

Publicado: 19/08/2024

Foto: Joédson Alves / Agência Brasil

O aplicativo Pardal, disponibilizado pela Justiça Eleitoral desde a última sexta-feira (16), já recebeu 56 denúncias de irregularidades eleitorais na Paraíba. O aplicativo registra informações de infrações e outras irregularidades cometidas por candidatos a prefeito e vereador e outras denúncias relacionadas com as campanhas eleitorais dos municípios em todo o estado.

A maioria das denúncias são de candidatos à vereador, registrando 51, e somente uma de candidato à prefeito. As outras quatro denúncias não foram especificadas.

A cidade que registrou o maior número de denúncias foi a Capital João Pessoa, com 17 acusações. As informações são do portal Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), obtidas até esta segunda-feira (19).

Veja abaixo as cidades que receberam denúncias:

  • Água Branca – 1 denúncia;
  • Campina Grande – 3 denúncias;
  • Montadas – 3 denúncias;
  • Belém do Brejo do Cruz – 8 denúncias;
  • Catolé do Rocha – 10 denúncias;
  • Santa Rita – 14 denúncias;
  • João Pessoa – 17 denúncias;

Como denunciar

Para realizar a denúncia, é necessário fazer download do aplicativo Pardal nas lojas de aplicativos de seu smartphone e acessar com login do gov.br ou do E-título.

Logo em seguida, o usuário acessa “criar denúncia”, informar o tipo da denúncia, enviar foto ou áudio e descrever o motivo do requerimento. O usuário pode ainda informar o partido o qual o candidato está cometendo a irregularidade.

Sobre o Pardal

O aplicativo foi criado no ano de 2014 para as eleições federais, com o objetivo de permitir que os eleitores denunciem crimes e irregularidades eleitorais de forma anônima, como propaganda irregular, compra de votos ou abuso de poder econômico.

Com ClickPB

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo