Os interessados em pedir isenção da taxa de inscrição no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) têm até 23h59 desta terça-feira (08) para realizar a solicitação. O pedido deve ser feito online, durante o processo de inscrição, exclusivamente por meio do sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do certame, com login único pela conta Gov.br.
A taxa única é de R$ 70, válida para todos os cargos de nível médio e superior, e poderá ser paga até 21 de julho. Mas quem se enquadra em critérios específicos tem direito à gratuidade, desde que envie a documentação comprobatória dentro do prazo.
Segundo o edital, têm direito à isenção os candidatos que: possuem inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais; são doadores de medula óssea, com registro em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde; foram contemplados com bolsas do Prouni; ou têm o curso financiado pelo Fies.
Candidatos do CadÚnico não precisam informar o Número de Identificação Social (NIS). Já quem alega ser bolsista do Prouni ou beneficiário do Fies deverá selecionar a opção correspondente no sistema. No caso dos doadores de medula óssea, será exigido o upload de documento com foto e comprovante da doação, datado e assinado por autoridade competente, ou certidão/cartão de doador emitido por entidade habilitada.
Os arquivos devem estar nos formatos JPG, JPEG, PNG ou PDF, com até 5MB. Não serão aceitos documentos enviados por e-mail, fax, correios ou entregues pessoalmente.
A Fundação Getulio Vargas fará a análise dos pedidos e consultará os órgãos responsáveis por cada programa social. O resultado preliminar será divulgado em 10 de julho, no site oficial do concurso. Quem tiver o pedido indeferido poderá apresentar recurso em até dois dias úteis, e o resultado final da isenção será publicado em 18 de julho.
O CNU 2025 oferecerá 3.652 vagas para 32 órgãos públicos, com provas objetivas em outubro e dissertativas em dezembro, destinadas apenas aos aprovados na primeira fase.
PB Agora