A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira (31), que aplicará uma redução média de 1,7% no preço do gás natural vendido às distribuidoras, a partir do início de novembro de 2025. A medida reflete a atualização trimestral dos contratos firmados com as empresas do setor.
De acordo com a estatal, os contratos de fornecimento preveem reajustes a cada três meses, considerando a variação da cotação do petróleo tipo Brent e da taxa de câmbio (real/dólar), fatores que influenciam diretamente o custo da molécula do gás.
Para o trimestre que começa em novembro, a referência do petróleo Brent registrou alta de 2,18%, enquanto o real teve valorização de 3,83% frente ao dólar. Segundo a Petrobras, essa combinação de indicadores resultou em queda média de 1,7% no preço da molécula.
Desde dezembro de 2022, o preço médio do gás natural vendido pela companhia às distribuidoras acumula redução de aproximadamente 33%, destacou a estatal em comunicado.
A Petrobras ressaltou que o preço final pago pelos consumidores pode variar, já que não depende apenas do valor da molécula vendida pela empresa.
O custo final é influenciado também por:
Tarifas de transporte e distribuição do gás;
Portfólio de suprimento de cada distribuidora;
Margens de comercialização;
Tributos federais e estaduais aplicáveis.
Portal Paraíba.com.br










