Na manhã de ontem, quarta-feira, 3 de setembro de 2025, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria da Guia Sales, em Pocinhos, Paraíba, foi palco de uma situação que gerou grande preocupação entre alunos, funcionários e a comunidade escolar. Por volta das 10h30, a direção da escola acionou o Secretário de Educação, Afonso Henrique Patrício Alves, devido a mudanças comportamentais observadas em alguns alunos. Quando o secretário chegou à unidade de ensino, encontrou cerca de 10 estudantes muito agitados e alguns precisando de atendimento médico.
Imediatamente, a Secretaria de Saúde e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, e seis alunas receberam atendimento médico de emergência. Elas foram medicadas e liberadas para retornar às suas casas, onde se encontram bem. A Secretaria de Educação informou, por meio de nota oficial, que as aulas seguem normalmente e que medidas estão sendo tomadas para investigar as causas do episódio e entender o que provocou a alteração comportamental dos alunos.
O apoio de profissionais de saúde e da Polícia Militar foram fundamentais para o controle da situação. As autoridades locais continuam a investigação sobre o ocorrido, e a comunidade escolar aguarda esclarecimentos sobre o que de fato causou o mal-estar dos estudantes.
A Secretaria de Educação agradeceu o empenho da equipe escolar, dos profissionais de saúde e da Polícia Militar, além da colaboração dos familiares dos alunos que se preocuparam e ofereceram ajuda durante o incidente.
Leia nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Educação do Município de Pocinhos vem a público esclarecer os fatos noticiados por alguns portais de notícias do Estado, a cerca do ocorrido na última quarta-feira (03/09/2025) na Escola Municipal Maria da Guia Sales Hermínio. Ocorre que por volta das 10:30 da manhã o Secretário de Educação recebeu um chamado, por parte da Direção da Escola, para se deslocar à unidade de ensino e verificar possíveis mudanças de comportamento por parte de alguns alunos, chegando lá o Secretário de Educação se deparou com uma parte dos alunos muito agitados e precisando de atendimentos médicos. Imediatamente foi solicitado ao Samu e à Secretaria de Saúde auxílio para o deslocamento dos alunos ao Hospital Municipal. Informamos que cerca de 6 alunas foram atendidas imediatamente, medicadas e liberadas para suas casas onde passam bem. A Secretaria de Educação informa ainda que as aulas seguem normalmente e que estão sendo tomadas todas as medidas para identificação dos fatores que ocasionaram tal alteração comportamental.
Por fim, a Secretaria de Educação do Município agradece o apoio de todos os profissionais de saúde do município, a Polícia Militar da Paraíba, a todo corpo de funcionários da Escola Maria Dagua e a todos os familiares dos alunos que se preocuparam e se dispuseram a ajudar nesse momento sensível e que requer a união de todos.
Atenciosamente,
Afonso Henrique Patrício Alves
Secretário de Educação do Município
Pocinhos – PB
Incidente semelhante em Recife: crise de ansiedade coletiva
Este episódio em Pocinhos se soma a outros casos de crises emocionais em escolas do Brasil. Em abril de 2022, a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Ageu Magalhães, no Recife, vivenciou uma situação semelhante, onde 26 estudantes passaram mal, apresentando sintomas como falta de ar, tremores e crises de choro. O Samu foi chamado e prestou atendimento no local, sem necessidade de remoção dos alunos para unidades de saúde.
A psicóloga Anna Paula Avelar, especialista da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sugeriu que a crise coletiva foi um reflexo do impacto da pandemia da Covid-19, que alterou o convívio social e as cobranças aos estudantes, agravando questões emocionais e psicológicas. A especialista apontou que o retorno abrupto às aulas presenciais após um longo período de ensino remoto pode ter sido um fator desencadeante.
A Secretaria de Educação de Recife informou que os alunos receberam atendimento médico na escola e foram liberados após a chegada dos responsáveis, além de destacar que a instituição realiza trabalho voltado para a educação socioemocional, buscando oferecer suporte psicológico para os estudantes e seus familiares.










