A Polícia Federal (PF) concluiu a perícia dos dois rosários árabes (masbaha) que compõem kits de joias recebidos como presentes pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com fontes ligadas à investigação, os rosários foram avaliados em cerca de R$ 300 mil cada. O resultado da perícia será incorporado e somado aos R$ 6,8 milhões de outras joias já apresentadas no inquérito.
A perícia dos rosários termina na sexta-feira (5). As duas joias têm ouro e pedras de diamante.
No kit de ouro rosé foi possível verificar a inscrição da marca suíça Chopard. Já o kit de ouro branco não tem identificação de marca, mas os agentes da PF afirmam que o material tem qualidade e rastreamento nas pedras de diamante.
Com o fim da perícia desses itens, há ainda seis joias que não passaram por avaliação da PF.
Na segunda-feira (8), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, retirou sigilo sobre o inquérito das joias. O documento foi encaminhado para a Procuradoria-Geral da República (PGR), que tem o prazo de 15 dias para a análise.
O período começa a valer a partir de 1º de agosto, já que os prazos processuais ficam suspensos durante o recesso do Judiciário. Dentro desse prazo, o órgão pode pedir mais provas, arquivar o caso ou apresentar denúncia contra os indiciados.
Em nota, os advogados de Bolsonaro afirmam que os presentes ofertados à Presidência da República “obedecem a um rígido protocolo de tratamento e catalogação”, sobre o qual “o Chefe do Executivo não tem qualquer ingerência, direta ou indireta”.
A defesa chama o inquérito das joias de “insólito”, por voltar-se “só e somente ao governo Bolsonaro, ignorando situações idênticas havidas em governos anteriores”.
A nota diz ainda que o ex-presidente compareceu de forma espontânea, após ser noticiado da necessidade da restituição, e decidiu que os bens fossem devolvidos.
A Polícia Federal indiciou, no último dia 4, Bolsonaro e outras 11 pessoas por associação criminosa, lavagem de dinheiro e apropriação de bens públicos.
Fonte: CNN Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos o projeto de lei…
Uma embarcação que transportava 27 passageiros naufragou no Rio São Francisco enquanto se dirigia à…
Uma cena chamou atenção de moradores do município de Riacho dos Cavalos, Sertão da Paraíba…
Uma mulher foi morta a tiros na manhã desta terça-feira (13), na zona rural de…
Uma decisão do desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), manteve a…
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal)…