A Polícia Civil indiciou o secretário de Educação de Pilões e outras duas pessoas ligadas ao transporte escolar do município, pelo acidente que resultou na morte de dois adolescentes e deixou mais de vinte pessoas feridas, em abril de 2025. A conclusão do inquérito foi realizada nesta terça-feira (1°).
O delegado Walter Brandão informou que as perícias realizadas durante a investigação constataram várias falhas no ônibus que transportava os estudantes. Entre elas:
- Ausência de cinto de segurança em todas as poltronas;
- Falta de disco do tacógrafo, impossibilitando o monitoramento de velocidade;
- Fissuras na mangueira que transmite ar comprimido para o freio, comprometendo eficácia do sistema de freio.
Ainda segundo o delegado, em razão da negligência e imprudência constatada, três pessoas relacionadas à Prefeitura de Pilões foram indiciadas por duplo homicídio culposo no trânsito e lesão corporal culposa no trânsito.
- Secretário de Educação de Pilões, Fabiano Cassimiro dos Santos
- Diretor de transporte Francisco José Fernandes de Souza
- Proprietário da empresa de ônibus
Uma segunda via do inquérito foi enviada ao Tribunal de Justiça, órgão competente para deliberar e autorizar investigação sobre a prefeita de Pilões Soraya Sales, por causa do foro privilegiado.
Em relação ao crime de duplo homicídio culposo, cada pena pode chegar a 4 anos de prisão. Já o de lesão corporal culposa no trânsito, as penas chegam a 2 anos de prisão.
O Se liga PB disponibiliza o espaço caso a Prefeitura de Pilões deseje se pronunciar sobre o assunto.
Redação com ClickPB