A Polícia Militar da Paraíba irá integrar a Operação Nacional de Segurança na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) com o cão farejador Lupi, da raça labrador. A Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCÃES) do estado estará atuando na parte de detecção de explosivos.
A PM da Paraíba foi convidada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP). Os policiais passaram por Workshop em outubro, em preparo para o evento, e todas as despesas serão custeadas pelo órgão nacional.
A COP30 ocorre de 6 a 21 de novembro, em Belém do Pará, reunindo líderes mundiais, autoridades e delegações de mais de 190 países. Os policiais paraibanos serão responsáveis por atuarem, com auxílio do cão farejador, nas varreduras técnicas em hotéis, veículos e locais oficiais.
O Comandante da CIPCÃES, Major Sobral, destacou que a missão representa o reconhecimento da excelência técnica e do alto nível de preparo da tropa e dos cães da Polícia Militar da Paraíba.
“A participação da CIPCÃES na COP30 demonstra a confiança da SENASP na nossa capacidade técnica e na gestão de resultados que desenvolvemos na PMPB. É um marco de visibilidade nacional e internacional, que reforça o compromisso da corporação com a excelência, a integração e a segurança pública baseada em profissionalismo e ciência”, disse.
Fonte: ClickPB










