Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Águas da Transposição podem retornar ao açude de Boqueirão até o fim do ano, diz Sargento Neto

Publicado: 19/11/2019

Vereador Sargento Neto, na Caturité FM. (Foto: Renato Araújo- Se Liga PB)

O bombeamento das águas da Transposição do Rio São Francisco podem retornar nesta quarta-feira, dia 20, ao açude de Boqueirão. A informação foi dada pelo vereador de Campina Grande, Sargento Neto(PRTB), que acompanha esse retorno, e preside a comissão que discute recursos hídricos na Câmara. Ele deu essa informação durante entrevista ao programa RC Notícias, da Rádio Caturité FM, desta terça-feira(19).

“Ela já pode chegar ao portal de Monteiro(primeira cidade da Paraíba a receber as águas), em um trecho que é mais lento, visto que existe a questão do Rio Paraíba, que está seco, além das questões dos lençóis freáticos”, disse o Sargento, frisando que as águas podem chegar ainda hoje à noite, ou na madrugada da quarta.

“Pelo que eu tive conversando com alguns especialistas, possa ser que antes do dia 31 de Dezembro já estejam em nosso velho Boqueirão”, disse, colocando a previsão da data para a chegada das águas, destacando que essas águas podem chegar de forma rápida, do “dia para a noite”, reafirmando que ainda essa semana as águas da transposição chegam ao território paraibano.

A cidade de Monteiro hoje passa por um sistema de rodízio, aonde chega a ficar quatro dias sem ter água nas torneiras. O bombeamento da transposição está suspenso há quase oito meses.

TAXA DA TRANSPOSIÇÃO

O vereador ainda falou sobre uma possível taxa que começará a ser cobrado dos estados, para a manutenção do bombeamento das águas da Transposição. “Existe uma mesa de negociação entre os estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, e o estado da Paraíba já deu um passo a frente. Dos quatro estados, o mais beneficiado é a Paraíba”, lembrou.

“Já está bem adiantado de quanto cada estado vai querer, e vai pagar por essa água”, complementou Sargento Neto.

Redação

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS