Dia nacional da saúde bucal: pequenos hábitos podem evitar graves doenças

Publicado: 25/10/2021

Desde a infância, aprendemos pequenos hábitos que ajudam garantir uma saúde bucal eficiente, evitando diversas doenças, como é o caso das cáries. Mesmo com atenção redobrada, o acompanhamento de um dentista é fundamental para prevenir problemas.

A Dra. Suyana Carneiro, dentista do Sistema Hapvida, explica que há sinais claros de que está na hora de procurar suporte profissional, são eles: dor de dente, dor durante a mastigação, sensibilidade nos dentes, sangramento, feridas, fraturas e abcessos.

Apesar de ser a principal, a cárie não é a única doença relacionada à saúde bucal, como explica a dentista: “outras doenças muito comuns são a gengivite, que é a inflamação da gengiva; a periodontite, que é a inflamação do osso, que pode causar, inclusive, se não for cuidada adequadamente, a perda dentária; afta; placa bacteriana e a halitose, ou seja, o mau hálito”, explica.

Uma boa higienização da cavidade bucal (não apenas dos dentes) pode evitar todas essas doenças. Alguns pontos importantes e que precisam ser reforçados sempre são: o uso do fio dental, a escovação de forma correta, com uma escova macia e creme dental. Essa escovação deve ser realizada após cada refeição e, principalmente, antes de dormir.

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 7,1 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade.

Fazem parte do Sistema as operadoras do RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, Grupo Promed além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 37 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas.

Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 47 hospitais, 199 clínicas médicas, 47 prontos atendimentos, 172 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS