Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Em Barra de Sta Rosa, audiência do MP discute políticas de resíduos e o início do sistema de coleta seletiva nas escolas do município

Publicado: 21/02/2019

Barra de Santa Rosa, no Curimataú paraibano, foi a cidade que recebeu a audiência pública de Resíduos Sólidos, que vem sendo desenvolvida de forma itinerante em vários municípios do estado. As discussões visam sugerir e apontar possíveis políticas de tratamento dos resíduos sólidos, além de pôr fim aos famosos “lixões”.

Estavam presentes representantes do Ministério Público da Paraíba, os promotores Dr Farias e Raniery dantas(Promotor do meio ambiente) e Caio( engenheiro do MP-PB), além do representante técnico da Famup Pedro Dantas. O representante da Famup, em sua fala, destacou que a audiência em Barra de Santa Rosa foi a maior já realizada na região.

Para o município, foi frisado a importância da construção do Consórcio de Resíduos Sólidos da Borborema, além da construção de um galpão para armazenar os lixos recicláveis. Segundo o prefeito Neto Nepomuceno(DEM), a construção do galpão será uma das soluções para fechar o lixão do município. “Além de tudo é um problema de saúde pública, que atinge diretamente os lençóis freáticos da cidade e pode ocasionar sérios danos ao meio ambiente”, sublinhou.

O município foi um dos primeiros da região a assinar a TAC(Termo de Ajustamento de Conduta), se comprometendo junto ao MPPB fechar o lixão, já que essa é uma meta do orgão para todos os municípios paraibanos até 2022. Inicialmente, o projeto de adequação à política de resíduos sólidos será iniciada nas escolas, com a coleta seletiva.

Para permitir uma maior participação da comunidade escolar, as aulas no municípios foram suspensas. O auditório da Escola Estadual José Luiz Neto ficou pequeno, diante do número de pessoas que compareceram, superando a expectativa dos organizadores, que também contou com secretários e auxiliares da gestão municipal.

Após a audiência, foram promovidas algumas oficinas com catadores, garis, agentes comunitários de saúde e professores.

Redação

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS