Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Em Lagoa Seca, Secretaria de Saúde encerra atividades do Outubro Rosa

Publicado: 31/10/2019

A Secretaria de Saúde encerrou nesta quarta-feira, 30, as atividades ligadas ao Outubro Rosa – mês de prevenção ao câncer de mama.

Durante todo o mês, a pasta promoveu ações de conscientização, especialmente para mulheres, visando orientar para o autoexame e diagnóstico precoce da doença. A estimativa é que mais de 1.500 pessoas, das zonas urbana e rural, tenham sido assistidas pela equipe da Saúde.

Na manhã de hoje, um encotro marcado com afeto e descontração culminou os trabalhos da prefeitura. Só que dessa vez, o público foi diferente, reunindo as enfermeiras, médicas, dentistas e todas as funcionárias da pasta.

Quem abriu a programação do dia foi a psicóloga Gabriela Soares, lotada na Secretaria de Educação do município. Ela falou sobre os cuidados com a saúde mental e como a não-prevenção acarreta doenças no corpo físico da mulher.

O segundo momento, por sua vez, teve a presença da técnica em segurança do trabalho, a também coach Lívian Farias. A profissional trouxe um momento mais harmonioso, onde buscou promover a integração e a valorização das participantes.

A hashtag (#EuMereçoTPM) chamou atenção da mulherada. A sigla é designada a conceituar a síndrome pré-menstrual (um grupo de sintomas que ocorrem nas mulheres, geralmente entre a ovulação e um período menstrual). No entanto, a abreviação passou a ser pregada por Lívian como “Tempo para mim”, uma forma de incentivar o grupo feminino a cuidar de si mesmas e encarar o processo biológico de modo mais leve e natural.

Secretaria de Assistência Social realiza aula de ritmos voltada ao mês de prevenção ao câncer de mama

Se a Secretaria de Saúde finalizou o projeto de concientizar as usuárias acerca do câncer de mama, a pasta da Secretaria de Assistência Social ainda realizará, na noite desta quinta-feira (31), uma aula de ritmos voltada ao tema.

Como de costume, o encontro vai acontecer na academia popular, ao lado do Mercado Público do Produtor Rural. A aula começa às 18h. A organização pede, para quem puder, ir vestido com uma camisa rosa – cor que simboliza a campanha.

Mês de novembro dedicado aos homens: os cuidados com o câncer de próstata

Novembro está batendo à porta. O mês serve para incentivar os homens acima dos 40 anos a fazerem o exame de próstata – método eficaz que previne o câncer.

Em Lagoa Seca, também haverá ações dedicadas à campanha em questão. A Saúde ainda não confirmou toda a programação das atividades. O que se sabe, é que no próximo dia 09 (sábado), no turno da manhã, a abertura da campanha acontecerá nas medicações do Mercado Público. Estão previstos teste de glicemia, aferição de pressão, teste rápido de sífilis, HIV e hepatite para o público que estiver no local.

Redação com Ascom

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS