Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ex-prefeito “arrancou” e atual garante plantio de árvores nas praças de Montadas

Publicado: 01/08/2019

Prefeitura de Montadas é autuada pela Polícia Ambiental por corte de árvores, em 2015. Arquivo site EU SOU AZUL

Em 2015 o município de Montadas, no agreste paraibano, vivenciou uma derrubada de árvores histórica. Precisamente no dia 18 de novembro de 2015 a Prefeitura, administrada pelo prefeito Jairo Herculano (PSB), iniciou a remoção de todas as árvores localizadas no prisma central da Rua João da Costa Brasil. Nesse ano, existia um projeto para a construção da “Praça 14 de outubro”, que ficou conhecida como “A praça sem árvores”, e foi inaugurada com o nome Luiz Avelino Gomes.

No local existiam cerca de 20 árvores de várias espécies tais como: Castanhola (também conhecida como amendoeira-da-praia), Ficus bejamina e algaroba, entre outras, as quais foram plantadas ao longo de 13 anos pelos munícipes. Destas, apenas as algarobas têm o corte autorizado e eram as duas únicas árvores que não estavam devidamente alinhadas. Sendo assim, todas as demais careciam apenas de canteiros de proteção.

2019:

O Secretário Leandro Souza acompanhou o plantio pessoalmente.

A gestão do atual prefeito de Montadas, Jonas de Souza (PSD), iniciou nessa semana, através da secretaria de infraestrutura, o plantio de Palmeiras na Praça Josefa Tavares da Costa, ao lado da prefeitura municipal.

O secretário Leandro de Souza informou que cinco árvores foram plantadas e garante que o trabalho será intensificado em outras áreas da cidade, incluindo a praça Luiz Avelino, que teve as árvores cruelmente derrubadas.

Leandro garante que outras espécies serão providenciadas, atendendo a climatologia do município. Ele explica que só acontece a derrubada de uma árvore quando existe uma justifica plausível e autorização pelos órgãos competentes. O secretário também relembrou o episódio de 2015 e, enfatizou que não havia necessidade de derrubar todas as árvores, causando um prejuízo ambiental incalculável até os dias atuais.  

Redação com informações do site Eu Sou Azul

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS