Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas da PB vai presidir a comissão provisória do UP, 27º partido criado no estado

Publicado: 23/01/2019

Rafael Freire, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba (Foto: Patos Online)

A diretória do partido UP(Unidade Popular) vai instalar a sua comissão provisória na Paraíba. A legenda, que é de esquerda e socialista, terá como seu presidente interino o jornalista Rafael Freire, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba e conhecido por sua militância nos movimentos sociais pelo o estado. A Paraíba é o oitavo estado do Brasil a registrar uma comissão provisória do UP. O registro aconteceu no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que teve a relatoria do juiz Sérgio Wanderley Queiroga, que considerou que a legenda tem as condições para ter uma representação no estado.

Segundo Rafael Freire, o partido surgiu dos movimentos populares e já tem representantes em 17 estados. Na Paraíba, o novo partido terá comissões provisórias nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos. Segundo ele, a UP terá ideologias apoiadas nos ideais do PSOL e PT. “A nossa intenção é construir um movimento social forte nos próximos anos, para que possamos a partir de 2020 já apresentar candidaturas, no máximo de cidades possíveis”, frisou.

“Nós não somos um grupo novo na política e na militância”, acrescentou Rafael, destacando que é jornalista profissional e sindicalista. Segundo ele, o partido ainda está em processo de legalização à nível nacional, e faltam cerca de 28 mil assinaturas em todo território nacional, mas que precisam ser validadas pelos cartórios eleitorais, totalizando 492 mil assinaturas para o partido ser registrado.

“Acreditamos que até o final do mês de Fevereiro nós vamos conseguir essas assinaturas, e no mês de Abril vamos até Brasília, em uma caravana, para pedir o registro do partido junto ao TSE”, finalizou Rafael Freire, em entrevista à Rádio Correio FM, nesta quarta-feira(23).

Redação

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS