
O deputado Luis Miranda (DEM-DF) apresentou uma queixa no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o ministro Onyx Lorenzoni (Secretaria Geral da Presidência). O Poder360 teve acesso a representação criminal. Nela, são indicados os crimes de ameaça, calúnia, denunciação caluniosa, comunicação falsa de crime e coação ilegal. Eis a íntegra (2 MB).
Em junho, Onyx afirmou que a Polícia Federal abrirá uma investigação contra o deputado e seu irmão, o servidor Luis Ricardo Fernandes Miranda. O ministro disse ainda que Miranda iria “pagar” pelas suas afirmações.
“A má fé é clara. A suspeita da falsificação é forte. A Polícia Federal e os peritos que vão determinar. O presidente já pediu e o chefe da Casa Civil [Luiz Eduardo Ramos] já enviou ao ministro Anderson [Torres, da Justiça e Segurança Pública] a abertura da investigação de todos os fatos pela Polícia Federal”, disse o ministro.
Para Luis Miranda, a fala de Onyx teve “cunho intimidatório, ameaçador, injurioso, caluniador, possivelmente com intuito de obstruir os trabalhos desenvolvidos pela ‘CPI da Covid-19 do Senado Federal’“.
O deputado diz que alertou o o presidente Jair Bolsonaro sobre irregularidades nas negociações da Covaxin, vacina indiana contra a covid-19. Ele e seu irmão depuseram na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado sobre o caso.
Poder 360