
A Receita Federal paga R$ R$ 55.559.690,72 em restituições referentes ao terceiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020, relativo ao ano-base 2019, para 35.621 contribuintes paraibanos.
As consultas poderão ser feitas por meio da página da Receita na internet ou pelo telefone 146. O órgão disponibiliza, ainda, um aplicativo para tablets e smartphones para consultar as informações sobre a restituição do IR e a situação cadastral no CPF.
Em 2020, o pagamento da restituição está sendo realizado em lote no último dia útil do mês, neste caso, nesta sexta-feira (31), sendo que, em anos anteriores, ocorria no dia 15.
Neste ano, o primeiro lote do IR foi pago antes mesmo do fim do prazo de entrega do Imposto de Renda, que foi estendido para 30 de junho por conta da pandemia do novo coronavírus. É a primeira vez que as restituições começaram a ser pagas ainda durante o prazo de transmissão das declarações.
Historicamente, o primeiro lote de restituição era pago no mês de junho, mas neste ano foi antecipado para maio. Também haverá a redução do número de lotes de 7 para 5. Dessa forma, a conclusão do pagamento das restituições, referentes às declarações que não tenham apresentado inconsistências, será no mês de setembro.
Malha fina
Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora.
Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.
Leia mais:
- Bolsonaro tem até esta segunda-feira para recorrer de condenaçãoA defesa de Jair Bolsonaro e de outros setes réus que compõem o chamado “Núcleo 1” tem até às 23h59 desta segunda-feira (27) para recorrer da condenação do Supremo Tribunal Federal (STF). Os recursos chamados embargos de declaração devem ser apresentados pelas defesas e irão questionar eventuais pontos que não ficaram claros na decisão da… Leia mais: Bolsonaro tem até esta segunda-feira para recorrer de condenação
- No mês do servidor público construtora oferece condições especiais na compra de imóveisAté o dia 02 de novembro, os servidores públicos da Paraíba terão um atrativo a mais para visitar o Design Mall, no bairro do Catolé, em Campina Grande. No espaço está acontecendo o showroom do 2º Festival de Imóveis: Mês do servidor público da Andrade Marinho LMF. Além das maquetes, em que o cliente pode… Leia mais: No mês do servidor público construtora oferece condições especiais na compra de imóveis
- Paraíba termina o mês de outubro com mais de 260 vagas em concursos com inscrições abertasA Paraíba termina o mês de outubro com 267 vagas em cinco concursos com inscrições abertas nesta semana. As oportunidades ofertadas nos certames são para todos os níveis de escolaridades (fundamental, médio, técnico e superior). As vagas disponíveis são para prefeituras de diferentes municípios do estado e para o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), tanto… Leia mais: Paraíba termina o mês de outubro com mais de 260 vagas em concursos com inscrições abertas
- Corpo de empresário desaparecido após mergulho no Açude de Coremas é encontradoO corpo do empresário Derlândio Nunes, de 41 anos, que estava desaparecido desde o último sábado (25) após mergulhar no Açude de Coremas, no Sertão da Paraíba, foi encontrado na madrugada desta segunda-feira (27). As buscas começaram logo após o desaparecimento e contaram com o apoio de embarcações e guarnições das cidades de Pombal, Itaporanga… Leia mais: Corpo de empresário desaparecido após mergulho no Açude de Coremas é encontrado
- Leonardo Lima brilha no tatame e conquista o ouro no Campeonato Paraibano de Judô 2025O judoca Leonardo Lima, representante do Projeto de Lutas Hajime, da cidade de Montadas, conquistou neste sábado, dia 25 de outubro, o título de campeão paraibano de Judô na categoria Cadete -73 quilos. A competição aconteceu em João Pessoa e reuniu atletas de diversas regiões do estado. Em meio a lutas duríssimas e muito equilibradas,… Leia mais: Leonardo Lima brilha no tatame e conquista o ouro no Campeonato Paraibano de Judô 2025










