Matinhas alcança o primeiro lugar na Paraíba na utilização do Conviva Educação

A equipe da SECET ficou, no mês de agosto, em 1º lugar no índice de utilização do sistema dentre as 223 secretarias de educação do estado da Paraíba.

1 de setembro de 2021   

Reprodução

A Secretaria Municipal de Educação do município de Matinhas (SECET) se destacou na utilização da Plataforma Conviva que é um sistema de gestão gratuito voltado para Dirigentes Municipais de Educação (DME) juntamente com suas equipes técnicas e gestores escolares. A equipe da SECET ficou, no mês de agosto, em 1º lugar no índice de utilização do sistema dentre as 223 secretarias de educação do estado da Paraíba.

De acordo com o Dirigente municipal de Educação, Carlos Daniel Fonseca, assumir uma gestão educacional sem uma transição transparente trouxe grandes desafios. Esse processo poderia ter sido facilitado se a secretaria tivesse implantado o sistema conviva que existe desde 2013 e é gratuito já que ele fornece, por exemplo, o Memorial de Gestão, ferramenta utilizada na troca de governos.
Quando utilizado, o sistema fornece todo o registro da história educacional do município, os dados atualizados, as ações realizadas e as normatizações necessárias para dar continuidade ao trabalho educacional da gestão anterior.


Agora, com as informações atualizadas, em tempo real, e em todas as áreas da gestão educacional, a secretaria pode realizar o planejamento das políticas públicas com base em dados oficiais.
A plataforma conta com conteúdos e ferramentas que facilitam o trabalho da secretaria nas áreas: administrativa, alimentação escolar, democrática, estrutura e documentação, orçamentária e financeira, pedagógica, gestão de pessoas e transporte escolar.

Conforme a equipe da SECET, informatizar a rotina da secretaria foi de suma importância, pois toda a equipe tem acesso a todos os processos que envolvem o setor. Com a nova ferramenta, todo o histórico de trabalho estará registrado em uma espécie de arquivo virtual, o que torna mais fácil, por exemplo, a retirada de declarações escolares. Desta forma, não há a necessidade de acessar arquivos físicos, evitando também a perda de documentos físicos.

Além de benefícios internos, por meio do novo sistema, a comunidade poderá acompanhar todas as movimentações na Educação do município, oferecendo ainda mais transparência às ações realizadas pela pasta.

Fonte: assessoria