Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ministério da Economia anuncia a antecipação do 13º salário do INSS; Veja o calendário

Publicado: 01/05/2021

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

A antecipação do 13º salário do INSS foi anunciada pelo governo, antes mesmo da aprovação do Orçamento Geral da União para 2021. Isso porque o pagamento já está garantido no Orçamento e só seria adiantado para a data do pagamento.

O pagamento do 13º salário do INSS antecipadamente foi adotado no ano passado, por meio do Decreto nº 10.410, de 30 de junho de 2020. O objetivo foi minimizar os impactos gerados pela pandemia, especialmente entre os idosos.

Com isso, aposentados e pensionistas da Previdência Social receberam as parcelas em abril e maio. A primeira parcela foi paga entre o final de abril e início de maio e a segunda entre maio e junho.

Com a piora do Covid-19, o 13º salário do INSS será antecipado mais uma vez. O governo pretendia fazer os pagamentos no mesmo período do ano passado. No entanto, devido ao atraso na aprovação do Orçamento Geral da União 2021, as parcelas serão pagas a partir do próximo mês.

O único ponto que faltava para liberar o pagamento do adiantamento do 13º salário do INSS foi a aprovação do Orçamento. Como isso aconteceu na semana passada, agora o governo pode liberar as parcelas.

É importante ressaltar que a antecipação do abono natalino não aumenta os gastos públicos. Isso porque essa despesa já faz parte do Orçamento enviado todos os anos. A única mudança é que o pagamento se torna no primeiro semestre.

Calendário de pagamento do 13º salário do INSS 2021

A primeira parcela será paga no mês de maio e se estenderá até o início de junho.A segunda parcela do subsídio de Natal só estará disponível no final de junho e início de julho.

O pagamento, como acontece com os demais pagamentos, será escalonado, dependendo do fim do número do benefício. Além disso, o Escritório possui dois calendários de pagamento.

Um deles é destinado a aposentados e pensionistas do INSS que recebem um salário mínimo. Como a agência tem um número maior desses beneficiários, seu calendário é maior. Assim, são dez dias de pagamentos, um grupo por dia. Veja abaixo as datas:

O segundo calendário de pagamento do INSS é destinado aos beneficiários que recebem um valor superior ao piso nacional. Para esses, o pagamento ocorre em cinco dias, tendo dois grupos por dia, conforme o final do benefício.

Como são menos dias de pagamento, esses irão receber a primeira parcela do 13º no mês de junho e a segunda no mês de julho. Em ambos os casos, o valor será pago na primeira semana do mês. Confira todas as datas de antecipação do abono natalino para quem recebe mais que um salário mínimo:

Brasil News

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS