Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Museu Digital de Campina Grande vence concurso internacional

Publicado: 19/09/2020

O Museu Digital, instalado no Monumento dos 150 às margens do Açude Velho de Campina Grande, venceu o Concurso AV Latino 2018, prêmio da Feira Internacional da Indústria de Áudio, Vídeo, Iluminação e Sistema Profissional Integrado, no México.

O monumento foi idealizado pelo vereador João Dantas e está Edificado às margens do Açude Velho para marcar o sesquicentenário de Campina Grande, o Monumento que conta a saga dos tropeiros da Borborema e do próprio município já é hoje um ponto de referência da cidade.

O memorial que exibe a escultura de vários tropeiros saindo da cápsula, representando a evolução do desbravamento da “Rainha da Borborema”, já é ponto de visitação dos transeuntes admirados pela exuberância da edificação, suas curvas e os conceitos embutidos na sua concepção.

O Monumento, que tem 80 toneladas em sua estrutura metálica e construído pela Rocha Cavalcante, foi projetado pelo arquiteto Argemiro Brito Monteiro da Franca, tendo como engenheiro da obra Yale Tadeu Medeiros, resgata a história de Campina Grande, mas sem perder a concepção moderna bem refletida em seu visual, oferecendo uma riqueza estética de um belo cartão postal, tendo como pano de fundo o espelho d’água do Açude Velho, base inicial de abastecimento dos tropeiros, dignamente homenageados no memorial.

Campina Grande concorreu com projetos da Argentina, Peru e México. O Museu Digital instalado no Monumento ao Sesquicentenário de Campina Grande, construído pela Prefeitura de Campina Grande e repassado, em sistema de parceria, ao SESI/FIEP, é destaque como referência de iniciativa que democratiza o acesso à tecnologia.

A votação para a indicação do prêmio na TecnoMultimedia InfoComm aconteceu pela internet e resultou de uma votação envolvendo os participantes do evento itinerante TecnoMultimedia InfoComm, que este ano foi realizado na cidade do México (MX).

O objetivo do projeto foi o de criar um museu para ser pioneiro no uso de tecnologias digitais interativas, tanto na Paraíba quanto no Brasil, que possa contar a história de Campina Grande e do estado da Paraíba de forma totalmente digital, interativa e conectada.

Leia mais:

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS